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segunda-feira, 25 de julho de 2016

Você está preparado para um varejo (ainda mais) digital?

A era digital está transformando o varejo, e estamos só no começo.
                       
A forma como fazemos negócios, conversamos, compramos, nos divertimos e tudo ao nosso redor está sendo transformado pela era digital. Como toda mudança expressiva, há um tempo razoável de adaptação do mercado. E estamos só no começo. Por exemplo, converse com jovens consumidores da Geração Z, pessoas nascidas a partir de 1995, e você perceberá que não existe dois mundos na mente deles, um físico e outro digital como entendem as gerações anteriores, tudo está interligado. O maior desafio do varejo não será conectar os consumidores e negócios na era digital, mas fornecer significado e coerência entre eles.
 
Selecionamos 5 transformações na era digital que você deve estar preparado, já que elas irão influenciar o varejo nos próximos anos.
 
Maior acesso – o que já é grande, será ainda maior. O recente relatório da Internet Society, indica que hoje apenas 45% da população mundial tem acesso à internet. A empresa de pesquisa GSMA Intelligence, que analisa os investimentos no setor, prevê que 63% da população mundial tenha acesso à internet rápida em 2020, sendo que metade dessas pessoas terão acesso 4G. Ou seja, em apenas 4 anos teremos mais de 1,5 bilhão de pessoas, leia consumidores, acessando a internet rápida. Espere um aumento global de 45% no número de usuários em relação ao número atual e, claro, ampliação do comércio, produtos, aplicativos, serviços e mídia. Tudo mais que já existe na internet, será ainda maior.
 
Entenda as novas oportunidades – receita antigas são valiosas, mas incompletas. O crescimento do número de mídias e pessoas conectadas aumentou o volume de interações com produtos e marcas. E, se considerarmos que cada interação com um produto é uma chance de venda, imagine como aumentou também o percentual de vendas perdidas. Um varejista tradicional terá foco no aumento de fluxo e na ampliação da ineficiência gerada pelo tráfego digital. Olhando a mesma situação do jeito novo, o acesso digital permite sincronizar novas capacidades e benefícios como, por exemplo, adicionar maior conveniência e eficiência ao serviço de venda. Um varejista com visão no futuro irá antecipar o comportamento do consumidor para converter um número maior de interações em oportunidades de compra.
 
A diferenciação será mais complexa – a inovação será cada vez mais preciosa. Os sofisticados sistemas de informação associados com acesso instantâneo a bilhões de consumidores, permitirá que qualquer organização responda rapidamente às mudanças do mercado, desenvolva melhores oportunidades para seus clientes, funcionários, e adicione rapidamente valor à experiência de compra. Isso significa que, se de um lado será cada vez mais complexo se diferenciar no mercado, do outro lado novos e poderosos negócios gigantes surgirão rapidamente. Veremos novos Ubers, Snapchats, Amazons surgindo ainda mais rapidamente, mas a diferenciação verdadeira exigirá maior esforço.
 
Valorize a customização – a próxima fronteira do varejo é humana. As novas métricas tratam de milhões de acessos, visualizações, transações, likes e tudo mais que não existia até pouco tempo. Contrariamente, os consumidores querem ser tratados como indivíduos, pessoas únicas, diferentes de todas as outras. Um dos principais desafios é desenvolver ferramentas e serviços baseados nas interações anteriores dos clientes com a marca ou loja, e seus novos desejos, para agregar valor à experiência de compra e torna-la “personalizada”. A era digital irá aprender com as relações humanas e as interações com a tecnologia serão muito melhores dentro de pouco tempo. Pense em novas possibilidades. Agora amplie.
 
Atomização da atenção – prepare-se para lidar com várias frentes de negócios simultâneas, essa será uma característica do mercado. Acesso rápido a diversos consumidores, várias necessidades diferentes, múltiplos desejos e inúmeras oportunidades diferentes de negócio. A era digital está transformando o varejo em pequenos e lucrativos nichos de mercado, a maioria associados ao mesmo conceito e propósito de uma marca. Perceba que a competência de criar múltiplas fórmulas de negócios simultâneos dentro do mesmo conceito, é facilmente perceptível nas empresas criadas na era digital pela facilidade e velocidade de adaptação. O novo desenho do varejo transformado pela era digital terá múltiplas faces de sucesso para atender diferentes necessidades e desejos dos clientes.
 
Fonte: O negócio do varejo

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