86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Pesquisa da CDL Porto Alegre indica uma melhora no cenário econômico até o Natal

Com a proximidade do Natal, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre realizou uma breve pesquisa com lojistas e associados do RS para saber se os comerciantes estão otimistas para o Natal. Do total de 104 respostas, obtidas de 03 a 18 de outubro, a maioria ou 45% se disse pouco otimista com esta que é considerada a principal data do varejo. Mas outros 40% se consideraram otimistas com o Natal e 2% estão muito otimistas. Cerca de 4% se disseram pouco pessimistas e apenas 7% pessimistas. Outros 2% não souberam responder. Em relação às vendas para o último trimestre, o crescimento nominal médio estimado pelos lojistas é de 5,6% sobre o mesmo período do ano anterior, ou seja, sem descontar a inflação.

Em relação à contratação de temporários, tão esperada pelo mercado, 16% confirmaram que pretendem contratar um funcionário. Outros 11%, dois ou mais. Na soma, um total de 27% deverão contratar semelhante ao comportamento de 2015, onde 31% destes mesmos lojistas afirmaram que contrataram, ao menos, um colaborador. Entretanto, a crise econômica ainda apresenta alguns reflexos, pois 73% disseram que não pretendem contratar no último trimestre de 2016. No ano anterior, foram 69%.

De acordo com o presidente da CDL Porto Alegre, Alcides Debus, este levantamento indica que, de fato, a economia gaúcha está reagindo. “Observamos que a confiança do consumidor está retomando patamares mais positivos, o que fortalece todo o ciclo econômico e faz com que o comércio volte a ter bons resultados, gradualmente”, avaliou. “Na realidade, ainda estamos em ritmo de crise, mas o otimismo revelado pelos lojistas gaúchos, em nossa pesquisa, e a possibilidade de contratações até o final do ano são muito promissores e trazem esperança ao nosso segmento”, considerou Debus.
 
Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário