86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Índice de expansão do comércio sobe 24% em outubro

Empresários do comércio na região metropolitana de São Paulo ficaram mais otimistas em outubro, segundo levantamento da FecomercioSP nesta terça-feira, mas os dados ainda mostram pouca disposição do setor para expandir negócios.

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) atingiu 82,8 pontos no mês passado, alta de 24% sobre um ano antes. Frente a setembro, houve alta de 5,2%.

Apesar da melhora, o IEC se segue há 21 meses abaixo dos 100 pontos, o que sinaliza pouca disposição por parte dos empresários para investir ou contratar.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, "ao longo dos últimos seis meses o grau de incertezas foi sendo reduzido, culminando com a efetivação do novo governo, que abandonou as alternativas fantasiosas e pouco ortodoxas de se fazer política econômica", diz trecho de nota à imprensa.

O subíndice Expectativas para Contratação de Funcionários, que compõe o IEC, motivou a melhora no índice com avanço de 40,9% na comparação anual, alcançando 105,9 pontos. Na base mensal, avançou 9%.

O Nível de Investimento das Empresas, outro componente do IEC, que aponta disposição de investimentos em novas instalações ou equipamentos, subiu 2,3% ano a ano, para 60,3 pontos, mas caiu 1% ante setembro

"Esse padrão confirma a hipótese de que, antes de retomar projetos de ampliação e modernização, os empresários vão aguardar um pouco mais para se certificarem da efetiva retomada da atividade econômica", disse a entidade.
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário