86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

terça-feira, 19 de março de 2019

9 motivos para conhecer a nova loja da Nike em Nova York

Confesso que quando soube que a Nike tinha aberto uma nova loja em Nova York, não criei grandes expectativas - afinal, não faz muito tempo que a loja do Soho foi inaugurada. Imaginei que seria enorme e com um visual merchandising incrível, mas não esperava que entraria para a minha lista de lojas favoritas dos últimos tempos.
A nova loja da Nike na 5a Avenida - localizada na esquina da 52nd street - é tudo aquilo que você imaginou e muito mais. Sim, é um espaço monumental. São seis andares de loja marcando presença na avenida comercial mais cara do mundo. E sim também, o visual merchandising é impecável, mas não para por aí. Confira a seguir nove coisas que fazem da Nike 5th Avenue uma das lojas mais completas quando o assunto é o futuro do varejo:



1- Imersão no mundo do sportswear

A nova loja é uma verdadeira imersão no mundo das roupas esportivas - e consequentemente dos esportes também. Cada andar oferece uma experiência única, como se você estivesse entrando em diferentes cenários. A sala dedicada ao Lebron James, por exemplo, coloca o jogador de basquete como verdadeiro ícone, contando a sua história, feitos no esporte e, é claro, os produtos da linha dele em parceria com a marca.



2- Frictionless retail

Uma das características mais incríveis - e bem feitas - da nova loja da Nike está na experiência de varejo sem atritos (lembra que falamos sobre isso no post de tendências da NRF?). Se desejar, o cliente pode entrar na loja, escolher os produtos, pagar e sair sem falar com um único vendedor. Todos os andares tem uma estação de self-checkout em que a pessoa pode pagar os itens escolhidos usando o aplicativo, tirar o alarme e cabides, colocar as compras em uma sacola e sair. Tudo muito simples e rápido. E quanto ao processo de troca e devolução, então? Eu tive a oportunidade de testar esse serviço. Levei exatos cinco minutos para fazer a troca de um tênis que comprei. Simplesmente cheguei no primeiro vendedor que encontrei, falei o produto e tamanho que precisava. Através de um celular, ele pediu para trazerem o novo item e efetuou a troca na hora. Nada de ir em caixa, ou balcão de atendimento ao cliente, zero burocracia.



3- Omnichannel de verdade

Multicanalidade vai muito além de vender em loja física e online. A verdadeira experiência omnichannel oferece ao cliente opções diversas de compra e retirada dos produtos de forma totalmente integrada. A nova loja da Nike oferece:
  • opção de comprar online - pelo site ou app - e retirar na loja
  • reserva de produtos pelo app e retirada em armários eletrônicos na loja
  • entrega das compras feitas na loja em casa ou no hotel
Além disso, a loja é toda digitalizada e integrada com o aplicativo. O cliente pode escanear os produtos que quer provar, por exemplo, e um vendedor deixará separado em um provador. É possível também visualizar mais informações sobre todas as peças, outros itens para complementar o look, etc.


4- Customização

Entre os principais destaques da nova flagship da Nike estão as áreas de customização. Montados como verdadeiros laboratórios, os espaços destinados à personalização de produtos oferecem uma experiência única e exclusiva para quem visita a loja física. As sessões de customização são feitas com hora marcada e permitem modificar e até criar roupas, tênis e acessórios conforme o desejo do cliente. Tecidos diferentes, tintas, aplicações, estampas, bordados, desenhos, enfim, existe uma infinidade incrível de intervenções que podem ser feitas nos produtos. O tipo de experiência que faz as pessoas sairem de casa e irem até a loja para comprar.




5- Atendimento personalizado

Além do serviço omnichannel impecável, que basicamente te possibilita comprar tudo o que deseja sem precisar falar com um único vendedor, a loja da Nike também oferece opções de atendimento personalizado. Marque uma hora com um consultor especializado que vai te ajudar a encontrar os produtos que atendem às suas necessidades, agende seu horário para customização de produtos e tenha suas peças ajustadas conforme a necessidade, tudo em um lugar só.


6- Uso de dados

Grande parte da boa experiência oferecida pela loja é resultado de análise e otimização de dados - um belo exemplo de boa utilização de Big Data. O andar do subsolo, por exemplo, foi criado especialmente para atender a necessidade dos nova iorquinos, tendo inclusive uma entrada separada pela rua lateral. Através do uso de dados, a Nike conseguiu determinar quais são os produtos mais comprados e/ou procurados pelas pessoas que moram na região, e são exatamente esses produtos que ficam expostos nesse andar da loja. Pra vocês terem uma ideia, a seleção das peças dessa área muda quase que diariamente, tudo determinado pela demanda. Então, não se espante se você entrar lá e encontrar exatamente o que procurava, bem à mão.



7- Visual merchandising

A loja toda tem um ar tecnológico, mas ao mesmo tempo com uma pegada extremamente esportiva. Alguns espaços lembram ginásios, outros vestiários, e outros verdadeiros laboratórios científicos. Os provadores são provavelmente a parte mais aconchegante, ricamente decorados com sofás, vasos e estofados, que passam a sensação de estar em uma casa - isso sem falar na iluminação 100% instagramável. É tudo impecável, da iluminação, à ambientação ao storytelling. O uso de telas e tablets também é super bem explorado - alguns produtos são acompanhados por vídeos mostrando o caimento e detalhes. Por fim, outra característica super interessante do VM da Nike é a sua facilidade de customização. A loja é inteiramente “desmontável”, criada para se adaptar para lançamentos especiais e eventos, conforme a necessidade. Espere encontrar um espaço completamente repaginado de tempos em tempos.


8- Produtos exclusivos e limitados

Querem mais motivos para levar os clientes para a loja física? Acrescente às experiências produtos exclusivos e de tiragem limitada. Além das camisetas feitas especialmente para a unidade da 5a Avenida, a Nike lançou junto à nova loja, a “Noise Cancelling Collection” - uma coleção de cinco modelos clássicos de tênis da marca com unidades limitadas e que só estão disponíveis para compra na loja da Big Apple. Cada modelo foi feito em homenagem a um momento histórico do esporte na cidade e só estará à venda por período determinado. O Nike Noise Cancelling Pack Cortez, por exemplo, foi criado em homenagem à Maria Sharapova que aos 19 anos ganhou seu segundo Grand Slam em NY. Feitos em couro branco todos os cinco modelos são 100% customizáveis - até o famoso símbolo da marca pode ser removido.




9- Conteúdo é tudo

Se você ainda não acredita na importância e poder do conteúdo para o varejo, talvez seja a hora de repensar seus conceitos. Todos os ambientes e produtos da loja da Nike acompanham um storytelling imagético, textual e sensorial que enriquecem a experiência de compra. Seja através de vídeos que mostram as features e materiais dos produtos, ou de placas que contam a história de determinada peça ou figura importante do esporte. O espaço dedicado à exposição dos produtos da Noise Cancelling Collection, por exemplo, foi criado quase como um mini museu, com direito até a manifesto especial e dados históricos de cada tênis.


Enfim, deu para entender porque a Nike entrou para a minha lista de lojas favoritas dos últimos tempos? Segundo um dos executivos da marca eles estão sempre em busca de um serviço mais pessoal, responsivo, fácil, rápido e com experiência de compra mobile. Se esse é o futuro do varejo eu não sei, mas que parece ser um caminho para seguir, parece. O que vocês acham?


Fonte: olhonovarejo


Nenhum comentário:

Postar um comentário