86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Conheça 12 livrarias inusitadas ao redor do mundo

Lista traz lojas localizadas em países como Itália, China, Romênia, Portugal e Argentina. Destaque para a arquitetura moderna, localização e conceito histórico.


Visitar uma livraria muitas vezes pode ser uma experiência que vai além da simples compra de livros. Em todo o mundo, existem lojas que atraem milhares de turistas e que compartilham uma coisa em comum: são diferentes, seja pela localização inusitada, arquitetura moderna e até futurista e também pelo fator histórico. Reunimos 12 livrarias que merecem ser visitadas – muitas delas já estiveram nas listas do “NY Times”, das mais bonitas do planeta.
Veja a lista


EL ATENEO
ARGENTINA | BUENOS AIRES
FUNDAÇÃO: 2000

POR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER?
É a livraria mais emblemática da Argentina e uma das mais conhecidas mundialmente. O local, que já virou ponto turístico, foi eleito em 2008 pelo inglês “The Guardian” como a segunda livraria mais bonita do mundo. E não é à toa. Funciona em um prédio histórico de 1919, que já funcionou como teatro. Destaque para os afrescos no teto, pintados pelo artista italiano Nazareno Orlandi e cariátides esculpidas por Troiano Troiani – que também foi o responsável pelas obras do Palácio de la Legislatura de la Ciudad de Buenos Aires.



SELEXYZ BOOKSTORE
HOLANDA | MAASTRICHT
FUNDAÇÃO: 2006

POR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER?
Já imaginou visitar uma livraria montada dentro de uma igreja dominicana de mais de 700 anos? A Selexyz é um prato cheio para os turistas desde a sua inauguração. Por lá, as estantes de livros ficam distribuídas entre os arcos góticos da construção, que se mantêm preservados. Destaque para o altar, que hoje abriga um café da rede Maison Blanche Dael, que produz cafés artesanais desde 1878.


CAFEBRERIA EL PENDULO
MÉXICO | CIDADE DO MÉXICO
FUNDAÇÃO: 1993
POR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER?
O que chama a atenção dos visitantes logo de cara são as gigantes estantes de livro que chegam quase até o teto. A arquitetura moderna aliada a muito verde também são diferencial, assim como o charmoso café instalado na parte interna. Com regularidade, promove eventos culturais e artísticos, como cursos literários e até concertos. Hoje é considerado um dos centros culturais mais importantes da América Latina.

LELLO
PORTUGAL | PORTO
FUNDAÇÃO: 1906
POR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER?
Um das livrarias mais conhecidas e importantes do mundo, a Lello leva o sobrenome de seus fundadores, os irmãos José e Antonio que escolheram um prédio neogótico na rua das Carmelitas para abrigar seu negócio. Quem é fã dos livros da série Harry Potter talvez reconheça as escadarias o local. A autora J.K Rowling usou-as como inspiração para os filmes da obra. Em função do grande número de visitas – em 2016 estima-se que ela tenha sido visitada por mais de 1 milhão de pessoas – as filas são mais do que normais. Também é necessário pagar uma taxa de 3 euros  usada no processo de restauração do edifício.

SHAKESPEARE & CO
FRANÇA | PARIS
FUNDAÇÃO: 1951
POR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER?
Instalada às margens do emblemático Rio Sena, a livraria é considerada uma das mais charmosas de toda a França. Sediou inúmeros saraus de leituras, que eram superconcorridos e com as presenças de artistas como Ernest Hemingway, Lawrence Durrell, William Burroughs e Allen Ginsberg. Muitos deles chegaram a morar no local, que serviu como hotel barato para escritores e recebeu mais de 40 mil artistas. E quem assistiu aos filmes “Antes do Pôr do Sol” e “Meia Noite em Paris”, talvez reconheça o lugar, que aparece em ambas as produções.

BART’S BOOKS
ESTADOS UNIDOS | LOS ANGELES
FUNDAÇÃO: 1964
POR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER?
Considerada a maior livraria a céu aberto dos Estados Unidos, foi fundada por Richard Bartinsdale, um colecionador de livros. E é por isso que o lugar se tornou parada obrigatória dos apaixonados por leitura, graças a edições raras de autores como Jane Austen e John Steinbeck.

LER DEVAGAR
PORTUGAL | LISBOA
FUNDAÇÃO: 1999
POR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER?
Foi fundada onde antes existia a Litografia de Portugal, no Bairro Alto. Além de ter um acervo com mais de 40 mil livros, também funciona como galeria de arte para exposições temporárias e local de encontro para debates literários. Foi considerada uma das dez livrarias mais belas do mundo, de acordo com o “NY Times”. Está localizada na LX Factory, um dos lugares mais modernos da capital portuguesa, que reúne lojas, restaurantes e bares.

BOOKÀBAR
ITÁLIA | ROMA
FUNDAÇÃO: 1999
POR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER?
Bastam apenas alguns segundos dentro da livraria para se dar conta de que sua arquitetura é um espetáculo à parte. Localizada no interior do Pallazzo delle Esposizioni, foi projetada pelo arquiteto Firouz Galdo, que criou um espaço quase futurista.

ACQUA ALTA
ITÁLIA | VENEZA
FUNDAÇÃO: 2004
POR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER?
Esqueça as tradicionais estantes de uma livraria. Aqui, o destaque fica por conta de gôndolas, banheiras e canoas, que servem de prateleira para os muitos livros. E o nome do lugar também não foi escolhido à toa. Acqua Alta é o fenômeno muito comum em Veneza, em que a alta da maré inunda casas e ruas. No período das cheias, os livros continuam preservados e flutuando, mesmo quando a água invade o interior da livraria.

CARTURESTI CARUSEL
ROMÊNIA | BUCAREST
FUNDAÇÃO: 2016
POR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER?
O significado do nome, Carrossel de Luz, diz muito sobre o lugar, que ocupa cinco andares de um prédio histórico do séculos XIX. A livraria, que passou por uma reforma monumental, ganhou uma escadaria que te leva a todos os pavimentos. Além de mais de 10 mil títulos, você também vai encontrar um enorme catálogo de CDs e DVDs distribuídos em uma área multimídia de cair o queixo.

AVANT-GARDE
CHINA | NANJING
FUNDAÇÃO: x
POR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER?
Apesar das poucas opções de títulos sem ser em chinês, essa livraria é parada obrigatória para quem decide viajar a Nanjing, localizada a 300km de Xangai. O local de mais de 4 mil metros é um estacionamento subterrâneo que já serviu como abrigo antibombas. Além de mais de 300 cadeiras de leitura, a livraria ainda oferece uma biblioteca pública e um café.

ZHONGSHUGE
CHINA | HANGZHOU
FUNDAÇÃO: x
POR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER?
Esta é sem dúvida uma das livrarias mais surpreendentes do mundo. Sua arquitetura moderna e futurista foi criada com o objetivo de permitir aos visitantes uma total imersão no mundo dos livros. O uso do vidro em combinação com muitos elementos geométricos criam uma ilusão de que a livraria não tem fim. Já a seção infantil traz os livros dispostos em estruturas que imitam montanhas russas, trem e roda gigante.
Fonte: Consumidor Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário