86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Harry Potter e Krispy Kreme: duas megalojas de NY que inspiram

Em recentes inaugurações, marcas traduziram sua identidade em espaços icônicos que geram filas de clientes na porta. Bastidores, coleções e experiências transportam o público para outro universo.


  Por Mariana Missiaggia 10 de Setembro de 2021 às 06:00
  | Repórter mserrain@dcomercio.com.br


Um cheiro, uma música, um sabor. Pode parecer pouco, mas basta uma boa sensação para que o consumidor estabeleça uma relação forte com a marca.

Especialistas dizem que a identidade de um negócio é o melhor caminho para uma permanência duradoura no mercado. Em um mundo tão competitivo, ter algum tipo de conexão com seu público é muito relevante para ter reconhecimento.

Desde o lançamento dos livros e filmes, o universo de Harry Potter criado pela escritora J.K.Rowling é exemplo de construção de marca. Duas décadas já se passaram desde a exibição do primeiro filme da saga e, ainda assim, tudo o que remete à marca, como empreendimentos e produtos licenciados, segue sendo sucesso absoluto.

A recente inauguração de uma megaloja em um dos endereços mais disputados de Nova York, nos Estados Unidos, por exemplo, diz muito sobre isso.

Aberta há pouco mais de dois meses, a maior loja temática do mundo vive lotada. De segunda a segunda, o estabelecimento se tornou um ponto turístico, que para se acessar, é necessário esperar em uma fila virtual.

Funciona da seguinte forma: ao chegar é preciso escanear um QR code na frente da loja que lhe incluirá numa lista de espera. Quando chegar a vez, uma mensagem de texto é enviada para o número cadastrado - uma forma encontrada para que o cliente fique à vontade para caminhar pela região sem ter a sensação de espera e tornar qualquer demora mais tolerável.


Na data de inauguração, fãs do jovem bruxo permaneceram horas em uma fila sob forte chuva para serem os primeiros a visitar a loja, de três andares e dois mil metros quadrados, em Manhattan. O novo espaço abriga a maior coleção de mercadorias de Harry Potter do mundo.

Tudo guiado por muitos lançamentos, produtos de alta qualidade, experiências lúdicas e um storytelling bem feito que faz a saga atravessar gerações e criar comunidades em torno da marca.

Há espaços instagramáveis, como a cabine telefônica vermelha que transporta bruxos para o Ministério da Magia, e um painel com a imagem do personagem Hagrid em tamanho real que permite aos visitantes tirar fotos vestindo as botas do gigante e se comparem ao tamanho dele. Esses são exemplos de temáticas que ambientam o lugar com 15 salas superinterativas.


Criando uma verdadeira imersão no mundo de Hogwarts, os apaixonados pela história de Harry Potter podem comprar fizzing whizzbees, uma guloseima efervescente citada na história, duelar com outros bruxos por meio de displays interativos, experimentar as camisetas do jogo quadribol, folhear cópias da série de livros e provar a bebida favorita de um bruxo no bar Butterbeer.

Uma infinidade de produtos, como garrafas, canecas, maletas, varinhas, uniformes e muitos outros itens relacionados ao tema podem ser personalizados e são produzidos na frente do cliente.

Para completar a experiência, algumas intervenções de realidade virtual podem ser feitas por um extra de U$ 34 e previamente agendadas - tudo para levar os visitantes direto para o mundo mágico de Harry Potter.

Cheio de convites à interação, há um espaço dedicado às varinhas e a manutenção de vassouras. Displays interativos indicam quando alguém tira uma varinha da prateleira e mostram os bruxos donos de cada uma na mesa de duelos.

Há também uma brincadeira feita com QR Codes. Os códigos podem ser escaneados por quem tem o aplicativo de fãs do Harry Potter e dão acesso a conteúdos e informações exclusivas sobre os filmes e bastidores. No final, quem encontra todos os códigos ganha um brinde na saída.

Enquanto toda essa brincadeira acontece, o visitante vai sendo apresentado a objetos colecionáveis e exclusivos, como algumas varinhas que só podem ser encontradas nessa loja, assim como réplicas idênticas de objetos usados nos filmes.

KRISPY KREME

Famosa por vender o melhor donut norte-americano, a marca Krispy Kreme inaugurou há pouco tempo sua megastore em plena Time Square, em Nova York.

Além do sabor e qualidade, a marca tem como diferencial oferecer rosquinhas quentes e frescas para todos os clientes que chegam à loja. É justamente essa constante produção que leva turistas e americanos para dentro das lojas o tempo todo.


Com a cozinha toda aberta para os consumidores que ficam separados apenas por um vidro, é possível acompanhar todo o processo da receita - a massa sendo batida, modelada, separada, frita e finalmente, mergulhada em uma grande cachoeira de glazed, a cobertura açucarada que envolve o doce que leva o nome de orginal glazed - até serem levados para a vitrine ou já embalados em caixas para viagem.

A nova loja conceito de 418 metros quadrados promove experiências diferentes das propostas em outras unidades tradicionais da rede - são mais de 400 lojas, que costumam ser bem menores e muito utilizadas pelo sistema drive-thru.

Já na unidade da Times Square, a intenção é levar o cliente para dentro da loja. Do lado de fora, um painel luminoso gigante com fotos de donuts e a logomarca já chama atenção.

A visita começa por uma porta onde é possível espiar parte da cozinha. Depois de alguns passos, o cliente é convidado a vestir um chapéu de papel similar ao utilizado pelos funcionários e a caminhar pela fila assistindo a todo o processo, até a escolha dos doces.

O cardápio é bem enxuto comparado ao restante das lojas. São nove sabores e cada unidade vendida por U$ 1,99. Cheia de souvenirs - tem até guarda-chuva e meias da marca - a loja conceito criou um sabor especial chamado big apple, em homenagem a cidade e decorado como uma maçã.

Sempre que o sabor é pedido na loja, os funcionários festejam e entregam o doce numa caixa especial.

Quem quiser comer no local, pode usar uma das mesas que foram montadas em uma espécie de arquibancada que parece estar posicionada dentro de uma caixa de donuts - item super icônico da marca.

Aberta das 8h às 22h, a loja possui uma área destinada para retiradas e delivery que funciona 24h.

Fonte: dcomercio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário