A premiação, realizada com este nome e diversas categorias desde 1995, visa hoje reforçar a importância da indústria de shopping centers como um agente de transformação da realidade social, ambiental e econômica do País, tendo em vista sua intensa relação com a comunidade, o meio ambiente e as pessoas. Foram 51 projetos inscritos em quatro categorias: Gestão, Marketing, Expansão & Revitalização, e Newton Rique de Sustentabilidade.
Veja abaixo os vencedores em cada categoria:
Gestão
Primeira categoria que teve os vencedores divulgados e os prêmios entregues pelo coordenador estadual da Abrasce em Pernambuco, Paulo Fernando Carneiro da Silva.
MorumbiShopping e o BH Shopping dividiram o primeiro lugar. O projeto vencedor do MorumbiShopping foi `Sinalização luminosa indicativa de vagas de garagem`, que se destacou por oferecer mais conforto e rapidez, por eliminar congestionamentos e, consequentemente, fidelizar clientes. Foram instalados 36 painéis, que mostram setas e numerais indicativos de quantidade de vagas. O mecanismo funciona por meio de sensores com luzes LED instalados acima de cada vaga, que, ao constatar a presença de um veículo, sinaliza com a cor verde se estiver livre, amarela quando a vaga é preferencial ou vermellha quando ocupada. Pioneiro no Brasil, o uso deste sistema serviu de piloto para a utilização em outros empreendimentos do Grupo Multiplan.
Já o BH Shopping venceu com o projeto `Programa Elos: gestão de atendimento, em todos os detalhes` - um programa de capacitação e mobilização de todos os profissionais do mall, visando a excelência nos serviços prestados. Todos os meses, psicólogos especializados oferecem cursos temáticos ligados à qualidade do atendimento. Além disso, foram criados importantes canais de comunicação, cursos de integração, cartilha do bom atendimento, cliente oculto, entre outras ações.
Já o BH Shopping venceu com o projeto `Programa Elos: gestão de atendimento, em todos os detalhes` - um programa de capacitação e mobilização de todos os profissionais do mall, visando a excelência nos serviços prestados. Todos os meses, psicólogos especializados oferecem cursos temáticos ligados à qualidade do atendimento. Além disso, foram criados importantes canais de comunicação, cursos de integração, cartilha do bom atendimento, cliente oculto, entre outras ações.
BH Shopping e Morumbi Shopping, que dividiram o primeiro lugar
O segundo lugar ficou com o projeto `Arena Business Palladium`, do Palladium Shopping Center, cujo foco foi mobilizar os lojistas para as campanhas e promoções realizadas pelo empreendimento ao público final.
Palladium Shopping, segundo colocado da categoria
Em terceiro lugar, a `Semana da Polícia Federal`, promovida pelo Boulevard Shopping Belo Horizonte, foi a premiada. O projeto se destacou por receber a exposição `Portas Abertas`, que teve como objetivo informar, conscientizar e orientar a população sobre questões importantes relacionadas com segurança, drogas e tráfico de animais, entre outros assuntos ligados ao trabalho da Polícia Federal. O evento foi direcionado principalmente às crianças do ensino público de Belo Horizonte, e incluiu palestras, apresentações de cães farejadores, desativações de bombas realizadas por robôs, e mostra de equipamentos que serão utilizados nos principais eventos internacionais no País nos próximos anos.
BH Shopping, terceiro colocado na categoria Gestão
Expansão e revitalização
Edson Piaggio, coordenador estadual da Bahia entregou os prêmios aos vencedores da categoria expansão e revitalização. O primeiro lugar ficou com o ParkShoppingBarigüi, com o projeto de expansão lançado em 2008, que inaugurou o Park Gourmet, uma nova área de estacionamento com 700 vagas, e diversas outras mudanças, sempre com uma preocupação ambiental.
A expansão do Shopping Tamboré - que contemplou a construção de um edifício com três pavimentos de estacionamento, uma alameda gourmet, dando continuidade ao projeto open mall, e reformulação de mix - ficou em segundo lugar.
Com o conceito de open mall, a expansão do Parque D. Pedro Shopping foi a terceira colocada. O projeto arquitetônico, concebido com práticas sustentáveis, apresentou uma grande diversidade de materiais nas fachadas das lojas, com plantas de porte exuberante e espelhos-d`água, criando um ambiente moderno e sofisticado.
Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade
Os vencedores da mais tradicional das categorias do Prêmio Abrasce tiveram seus prêmios entregues pelo coordenador da Abrasce no Centro-Oeste, Helio Ribeiro.
Os projetos `Paço sustentável`, do Paço Alfândega; `Carbono Zero Palladium`, do Palladuim Shopping Center; e `Sustentabilidade presente no DNA do Unique Shopping`, do Unique Shopping Parauapebas, foram, respectivamente, os primeiro, segundo e terceiro colocados na categoria.
O projeto do Paço Alfândega promove a inclusão social de ex-penitenciários no mercado de trabalho, por meio da reciclagem.
Paço Alfândega foi o o primeiro colocado na categoria
Já o Palladium partiu da degradação em que se encontrava a cidade de Pinhais, no Paraná, após as enchentes terem assolado as comunidades, para criar um programa de plantio de árvores para recuperar a mata. O programa teve como mote as comemorações do dia Mundial do Meio Ambiente.
Palladium Shopping recebe seu segundo prêmio da noite
No Unique Shopping Parauapebas o reconhecimento foi para um conjunto de ações. Entre elas, o projeto arquitetônico concebido para aproveitar a farta iluminação natural proveniente do clima do Norte do País, o que proporcionou uma significativa redução nos custos de energia elétrica, além de proporcionar bem-estar aos frequentadores. O shopping tem 75% de sua área comum, corredores e praças, iluminados por luz natural. Outra solução encontrada pelo shopping foi a geração de energia elétrica no horário de pico - das 18h30 às 21h30 - com geradores que são abastecidos com biodiesel, além da parceria firmada para coleta de óleo de cozinha e para capacitação de mão de obra local.
Unique Shopping Parauapebas recebeu o Prêmio em terceiro lugar
Marketing
Ilia Freitas Alencar, coordenadora estadual do Ceará, subiu ao palco para entrega dos prêmios da categoria Marketing. O primeiro colocado foi o Shopping Leblon, com o `Projeto livre`, que convidou o artista Marcos Saboya para criar uma obra inédita para ser exposta no mall: um labirinto de 80 m² feito de 60 mil livros.
Shopping Leblon foi o grande vencedor da categoria
Em segundo lugar, houve dois premiados: Shopping Parque das Bandeiras e Shopping Curitiba. Com o projeto `Viaje no nome`, o Shopping Parque das Bandeiras se destacou no lançamento do novo shopping em Campinas, ocasião em que a Ancar Ivanhoe promoveu um concurso cultural a fim de integrar o empreendimento à comunidade. Para tanto, o público foi o encarregado de escolher o nome que melhor identificasse o empreendimento. Foram feitas 22.275 sugestões e o nome vencedor teve 23.739 votos.
Já o Shopping Curitiba venceu com a projeção mapeada 3D realizada no Natal de 2011, que entrou para o Calendário Oficial de Turismo de Curitiba e foi eleita pela Gazeta do Povo como uma das três principais atrações turísticas da cidade, entrando para o circuito de Natal em 2011. Mais de 15 mil pessoas assistiram ao show e entraram no shopping após o término da atração.
Na terceira colocação também houve empate: o projeto `O dia em que o amor transformou Belo Horizonte em Paris`, do Shopping Cidade, e a `Árvore dos Sonhos`, do Shopping Barra de Salvador, foram os vencedores. O primeiro consistiu em uma campanha de Dia dos Namorados, que instigou emoções e premiou os clientes com uma viagem para Paris, inovando ao surpreender alguns casais com a ambientação de um bistrô francês montado na hora, exclusivamente. A campanha ainda teve desdobramento nas mídias sociais. Já o projeto do Shopping Barra foi criado para mobilizar seus clientes na realização de um Natal Feliz para crianças carentes de até 12 anos. Em 2011, com a participação de um Papai Noel, foram entregues mais de 6 mil presentes, entre roupas e brinquedos e, ao longo dos anos, já foram entregues mais de 65 mil presentes.
Data: 15/10/2012
Fonte: Portal dos Shoppings
Nenhum comentário:
Postar um comentário