Ferramenta tão simples e tão pouco usada. Avalio minha
experiência em lojas, cafeterias e restaurantes sob a ótica da correta execução
ou inexistência de um bom check-list.
Não raro vamos a um restaurante ou cafeteria e
identificamos que a mesa esta balançando, uma janela que não fecha direito, ou até mesmo um sofá com problemas na área de espera...
Luminosos queimados ou até mesmo faltando uma letra também
não é raro de se encontrar...
O check-list deve ser implantado para que antes mesmo da
abertura do estabelecimento ao público tudo possa ser checado, bem como
estipulado um prazo para as medidas corretivas e/ou preventivas.
Tudo fica na imagem do cliente, todos estes pequenos
detalhes marcam a experiência de compra e por muitas vezes fazem o cliente não
voltar mais.
Um restaurante que tem uma tampa de privada e/ou uma
torneira em manutenção, que imagem passa ao cliente.
- Se nem o banheiro eles cuidam o que pensar da
cozinha.
O grande pecado do varejo é descuidar o que fica evidente
aos olhos de quem quer ter uma boa experiência.
Experiência é tudo, é uma questão de curtir, de
compartilhar, e cada vez mais de forma voraz os clientes compartilham e propagam
estes pequenos deslizes de um varejo sem check-list.
O uniforme do atendente, o cabelo preso, a barba bem
feita, o sorriso sincero, enfim detalhes que revelam a relação entre o varejista
e seus clientes internos, seus colaboradores.
Como fazer com que o check-list de fato seja cumprido e
seja uma ferramenta eficaz se não cuidarmos de nosso pessoal interno, se não
tivermos primeiro o dever de casa feito, seja através de atitudes, seja através
das condições físicas de trabalho.
Como conciliar que em um salão de beleza seja permitido
que a pessoa que vai cortar meu cabelo, seja fumante e vai colocar as mãos com
cheiro em minha cabeça, inaceitável.
São detalhes que
passam desapercebidos mas que fazem toda a diferença.
Pense em um local
que costuma frequentar, e tente lembrar das experiências boas que tiveste e que
te fazem voltar...
Agora faça o exercício contrário, e lembre das más experiências que tivestes e que te fizeram não voltar.... pelo que parece deves ter lembrado mais destas não é mesmo?
Estamos cada vez
mais exigentes, e temos cada vez mais atenção aos mínimos detalhes.
Check-list ! PRATIQUE!
Fonte: Artigo escrito por AJR - Mall no Divã
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