Quando pensamos em globalização do varejo, o mais comum é pensar em empresas europeias e americanas avançando para outros mercados. Entretanto, o caminho da expansão internacional é de mão dupla: diversos varejistas latinoamericanos têm apresentado um forte crescimento fora de seus países de origem, como KidZania, Cinépolis e Chilli Beans.
Conheça um pouco mais a respeito desses varejistas que mostram que globalização também existe do lado de cá do Equador:
Cinépolis
Setor: Entretenimento
País de origem: México
A mexicana Cinépolis está presente hoje em 13 países: Brasil, EUA, México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Peru, Colômbia, Chile, Espanha e Índia. Nascida em 1971 em Morelia, no México, é um caso interessante de empresa familiar que não apenas se tornou internacional, mas se transformou em uma referência de mercado. A empresa é a quarta maior rede de cinemas do mundo e a maior não-americana.
Segundo a empresa, a adaptação de seu negócio para diferentes países, a inovação constante e a orientação a serviços são as bases para seu desenvolvimento. Abrindo cerca de 400 salas de cinema por ano no mundo, a empresa analisa a possibilidade de aquisições para ganhar ainda mais espaço no mercado.
KidZania
Setor: Entretenimento
País de origem: México
Com 19 empreendimentos em 16 países (Brasil, México, Japão, Indonésia, Portugal, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Malásia, Chile, Tailândia, Kuwait, Índia, Egito, Turquia, Arábia Saudita e Reino Unido) e outros 7 parques temáticos em desenvolvimento em mais cinco países, a empresa mexicana mostra que a ideia de um parque em que as crianças brincam de profissões encontra atrativos em todo o mundo.
A ideia nasceu há 18 anos a partir de uma espécie de cidade infantil de 4500 metros quadrados em que marcas de produtos foram convidadas a participar, para criar um ambiente próximo à realidade, mas para crianças brincarem de ser gente grande. Um conceito atemporal e universal que funciona em vários países em um sistema de franquia (exceto no México, onde os parques são próprios; e nos Estados Unidos, onde há um parceiro estratégico e o projeto de investir US$ 420 milhões na construção de 14 parques).
Para a KidZania, Estados Unidos e China serão no futuro seus dois principais mercados. A empresa também estuda como monetizar uma versão virtual de seus parques e outras mídias, como jogos educativos, programas de televisão, quadrinhos e filmes.
Chilli Beans
Setor: óculos
País de origem: Brasil
Presente no Brasil, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, Emirados Árabes Unidos e México, a Chilli Beans estuda a entrada em mercados como Espanha, Chile, Tailândia e Austrália. Seu conceito de moda acessível para óculos fez do acessório um item fashion, não mais um produto voltado à saúde, e o estilo cool da marca encontra fãs apaixonados em todo o mundo. Com 700 pontos de venda no mundo, é a maior rede do setor com origem latina.
A Chilli beans lança, toda semana, 10 modelos de óculos de sol, 5 de relógios e 3 de óculos de grau. Foi também uma das pioneiras no self service, em que os clientes podiam experimentar os produtos à vontade, e também foi a primeira a ter uma máquina de customização de óculos. Está constantemente na lista das melhores franquias brasileiras.
No exterior, a logística do fast fashion torna-se um pouco mais complicada. Como resposta, a Chilli realiza compras semanais de produtos e o embarque é feito mensalmente a partir do Brasil. Para os próximos anos, a empresa quer dar continuidade à sua estratégia de crescimento por meio de lojas monomarca.
Fonte: O negócio do varejo



Nenhum comentário:
Postar um comentário