86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Franquias novas x consolidadas no mercado: vantagens e desvantagens

Entrar para o franchising por meio de uma marca forte, já consolidada no mercado, que, muitas vezes, requer investimento mais alto, ou, então, apostar as fichas em uma rede recém-lançada, ainda, de certa forma, desconhecida do público-final. Essa dúvida, que preocupa muitos futuros franqueados, exige atenção redobrada do empreendedor para que a escolha seja certeira.

Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios, e coordenador de franquias do Núcleo de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CENN), elenca as vantagens e desvantagens de cada tipo de negócio:

Franquias consolidadas

Vantagens: pertencer a uma marca reconhecida pelo consumidor é um atrativo por si só. Embora o investimento, em alguns casos, seja mais alto, a imagem forte da franquia permite ao franqueado ‘nascer’ com clientela formada, já que o cliente reconhece a qualidade da empresa de outras experiências;

Desvantagens: localizar pontos comerciais estratégicos de marcas fortes no mercado é um grande desafio. Acreditar que pelo fato de pertencer a uma marca reconhecida, terá pouco esforço para alcançar o sucesso, é um erro que pode prejudicar – e muito – o sucesso da franquia.
 
Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário