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quarta-feira, 29 de junho de 2016

VISUAL MERCHANDISING COMO FERRAMENTA DE VENDAS

Uma reflexão sobre a importância do visual merchandising para shoppings e suas lojas
Camila Salek* e equipe Vimer
As pessoas não vão mais aos shoppings apenas para comprar. Não é nenhuma novidade o fato de que os shoppings centers se tornaram, cada vez mais, espaços de convivência e entretenimento. Neste contexto, as vitrines passam a ter um papel determinante no resultado comercial da marca, especialmente nas lojas que não são tidas como destino dentro do shopping. 
Como agir? Já parou para se questionar como é possível uma marca se destacar dentro de um shopping? Em meio a tantas opções qual seria o fator determinante para a escolha do cliente? 
Em tempos em que a praticidade das compras online tem ganhado forças com os consumidores de uma forma geral, ser estratégico quanto ao aproveitamento do fluxo de clientes de um shopping é algo imprescindível para as marcas. O visual merchandising (VM) é um aliado indispensável para atrair o cliente e transformar o encantamento em vendas. Por isso aí vão cinco dicas preciosas para lojas e shoppings!
1. Tudo começa na história
Quando criamos um projeto de VM sempre nos concentramos na história que queremos contar. Ela é a semente que irá gerar toda a conexão com o cliente. Ao contar uma história em uma vitrine por exemplo, devemos estar atentos para criar um ambiente atrativo dentro do tema. O encantamento deve ser imediato, despertando o desejo de compra através da identificação com a proposta da marca.
 
 
Aqui, destaco um evento que acontece todos os anos em Londres no bairro do Chelsea – conhecido como Chelsea in Bloom - marcando a entrada da primavera. Todo o bairro é redecorado para convidar as pessoas a aproveitar a primavera que está chegando. Imaginem esta ação acontecendo em um shopping center, não seria incrível?
Cada loja cria, à sua maneira, cenografias inspiradoras dentro da história principal que está sendo contada, e o resultado é sensacional.
 
 
2. Cada detalhe conta
O visual merchandising é feito de detalhes. Caprichar na finalização de produções e exposição de produtos, deixa o produto ainda mais atrativo ao cliente. Evite produtos amassados, é um fator que influencia e muito na apresentação, desvaloriza qualquer produção por melhor que ela esteja.
 
3. Agilidade e precisão
A rotina de uma loja de shopping requer agilidade, pois existem picos de movimento, neste caso a reposição dos produtos e a organização da loja devem ser feitas com muita eficiência e rapidez. Planejar-se com um controle consciente do tempo que se leva para executar cada tarefa é tarefa muito importante. Se você pretende ter um trabalho mais artístico no seu ambiente de loja vai levar muito mais tempo para instalar do que a aplicação de um adesivo.
 
 
4. Saia da bolha
Pesquise sempre! Saiba quais são as principais tendências, como apresentá-las ao cliente, tenha conhecimento do produto de sua loja para poder fazer propostas assertivas. Visite seus concorrentes, saiba o que está acontecendo ao seu redor, isso lhe permite criar ações e estratégias embasadas em fatos reais.
5. De olhos bem abertos 
Faça vistorias periódicas na loja, checando pontos como iluminação, som, temperatura, entre outros. Criar um ambiente agradável ajuda a tornar a experiência de compras do cliente ainda mais prazerosa. Todos estes itens fazem parte do visual merchandising.
 
Independente da cenografia criada, lembre-se que os produtos da vitrine devem ser alterados semanalmente!
Pronto. Agora que já sabe como usar o VM como estratégia infalível para venda é só colocar em prática e analisar os resultados.
Boas vendas!  
 
*Camila Salek é publicitária e sócia fundadora da Vimer, empresa especializada em branding e visual merchandising para o varejo.
 
**Todas as fotos que ilustram esta matérias recebem o crédito de WGSN
 
Fonte: Abrasce
 

 
 
 
 

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