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sexta-feira, 29 de julho de 2016

GPA relança CompreBem em parceria com lojas de bairro

O grupo de varejo alimentar quer abrir 100 operações com a bandeira Aliados CompreBem, com o propósito de fazer parceria com empreendedores de bairro.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O GPA acaba de anunciar que está relançando o CompreBem como Aliados CompreBem, um modelo que envolve empreendedores locais.
 
A ideia é que essas lojas locais sejam parceiras do grupo, sem qualquer custo. “É um modelo que tem um componente social forte, porque vamos ajudar a formalizar esses empreendedores e aumentar a nossa capilaridade. Nós ganhamos e o País ganha”, afirma Luis Moreno, CEO do Multivarejo, divisão alimentar do GPA.
 
O projeto começou no ano passado, com 15 lojas. Hoje o Grupo opera com 46 unidades nesse modelo que, após esse anúncio, passarão a ser embandeirados. O foco desse modelo é São Paulo.
 
O modelo está sendo trabalhado em conjunto com a operação do Grupo na Colômbia, onde a empresa opera a SurtiMax, com 1200 aliados.
 
Para lançar o modelo no Brasil, a empresa estudou o mercado e viu um potencial de 61 mil lojas de bairro no País. “Estamos pensando longe, em desenvolver esse negócio como uma unidade de negócio da empresa”, afirma Marcelo Bazzali, diretor executivo do GPA.
 
O foco são pequenos empreendedores com até quatro check-outs. Toda a mudança da loja, a bandeira, entra na conta do Grupo, que também oferecerá assistente de vendas e de compras, capacitação, lançamentos, gestão de categorias, sortimento e de estoques, enfim, todo treinamento e também a parte de comunicação.
 
O que o GPA ganha? No volume de compras que o empreendedor fará com a empresa. Contudo, ele não é obrigado a comprar apenas da varejista. Ele pode ter outros fornecedores.
 
O contrato, segundo Bazzali, não é engessado: não há mínimo de compras a serem feitas com o Grupo. “Claro que existe um mínimo que a gente previu no planejamento de seis anos, mas não estamos olhando isso agora. Se verificarmos que ele está comprando muito pouco, vamos rever a parceria”, afirma o executivo.
 
O contrato é de um ano, renovável. E o GPA oferecerá um portfólio de 1200 itens, sendo que 20% é marca própria – Qualitá e Pravaler.
 
A ideia é que o GPA feche o ano com 100 aliados. “A expansão é rápida e o custo é baixo”, diz Ednaldo Silva, gerente de projetos do grupo, que tocará o projeto no Brasil.
 
Fonte: Portal no Varejo

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