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segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

4 formas de fazer Email Marketing e seus impactos no varejo

Segundo a Primeira Pesquisa Nacional de Varejo Onlinel, o E-mail Marketing representa o terceiro lugar nos principais canais de conversão de vendas.
 
Por André Siqueira - diretor de marketing da Resultados Digitais
 
O E-mail Marketing é um canal extremamente versátil. Com ele, é possível atrair visitantes para um site ou blog, gerar Leads, oportunidades de vendas e até mesmo se relacionar com seus consumidores.
 
No entanto, esse leque de oportunidades acaba confundindo muitos profissionais de marketing que não sabem onde concentrar seus esforços para fazer um E-mail Marketing para resultados.
 
Saber trabalhar com esse canal é de extrema importância para toda estratégia de Marketing Digital, pois além de eficaz o retorno financeiro também é alto.
 
Muitas empresas já utilizam esse canal de maneira esporádica, mas não conseguem observar melhoria nos seus resultados. Isso ocorre porque é preciso considerar o E-mail Marketing dentro de uma estratégia recorrente – e existem múltiplas maneiras de fazer isso.
Se você quer saber como fazer E-mail Marketing que vai gerar resultados verdadeiros para o seu negócio, confira as melhores maneiras que separamos para você.

1. Newsletters

Todos os dias, sua empresa está produzindo novidades, sejam elas em forma de conteúdos, novos produtos, serviços ou atualizações. E você não pode perder a oportunidade de divulgá-las por e-mail!
 
As newsletters são estes e-mails informativos que têm como principal objetivo informar sua base sobre o que está acontecendo com sua empresa ou seu nicho de mercado.
Em geral, esse tipo de e-mail possui parágrafos curtos e muitos links para outras páginas da web. Se você for enviar uma newsletter, certifique-se que ela possui links para conteúdos atuais. Afinal, elas são geralmente enviadas periodicamente – toda semana, de 15 em 15 dias ou mensalmente – e você não quer repetir o conteúdo do seu e-mail!
 
Para empresas, o principal benefício da newsletter é geração de tráfego no blog ou em Landing Pages, pois o conteúdo do e-mail irá linkar para páginas do seu site.
Além disso, essa é uma ótima maneira de construir a identidade da sua marca, já que esse é um tipo de comunicação que você terá com seus consumidores de maneira recorrente.

2. Lançamentos

Sua empresa está lançando um novo produto, serviço ou material rico? O e-mail pode ser uma ótima maneira de comunicar para sua base sobre esse lançamento e gerar novas oportunidades de negócios.
 
O e-mail que divulga um lançamento precisa tratar de apenas um assunto – ou seja, esse produto, serviço ou material rico. Caso contrário, você estará desviando a atenção do leitor do que realmente importa.
 
Portanto, escreva um texto que descreva claramente o que você está lançando. Uma boa prática é descrever os benefícios da sua oferta utilizando bullet points.
 
E não se esqueça de adicionar um Call-to-Action no final do e-mail! Essa é a última frase do seu e-mail, que irá indicar para o leitor que ação você quer que ele complete – por exemplo, comprar um produto, assinar um serviço ou fazer download de um material rico.
 
O E-mail Marketing, ao contrário de outros canais como redes sociais, possui um alcance previsível. Ou seja, você sabe exatamente quantas pessoas receberão sua mensagem. Portanto, divulgar um novo produto por e-mail te dá a habilidade de prever quantas pessoas converterão na sua oferta e, assim, planejar o resto da sua campanha de lançamento.

3. Promoções

Você já recebeu e-mails com promoções ou cupons de desconto? Tenho certeza que sim. Em geral, este formato de comunicação é muito eficaz.
 
Afinal, as pessoas da sua base de contatos optaram por receber e-mails seus porque se interessam no que sua empresa oferece. E você pode utilizar descontos ou promoções para convertê-los em clientes ou fidelizá-los caso já sejam seus consumidores.
 
Assim como e-mails de lançamento, os e-mails promocionais devem ser focados na promoção em si. Caso contrário, os leitores podem se distrair com outros conteúdos dentro do e-mail.
 
Essa pode ser uma ótima oportunidade de fazer ofertas em datas especiais. Elas podem ser datas comemorativas, como Natal, ou datas personalizadas, como aniversário e parabenização por uma conquista.
 
Receber ofertas é sempre bom – ainda mais se elas são personalizadas, como no caso do aniversário. Portanto, e-mails promocionais podem ser uma boa oportunidade de conquistar e fidelizar clientes, além de construir um relacionamento com sua base de contatos.

4. Nutrição de Leads

Se você já tem uma base de Leads, tenho certeza que gastou muito tempo, dinheiro e esforço para construí-la, não é mesmo? Mas você coloca a mesma energia em manter e nutrir sua base?
 
Fazer a nutrição de Leads é tão importante como gerá-los. Afinal, 50% dos Leads B2B não estão prontos para a compra. Ou seja, metade da sua base ainda não está no momento de falar com um vendedor ou comprar seu produto. Mas eles podem estar um dia, e você precisa prepará-los para isso com conteúdos que façam com que eles “caminhem” pelo funil de vendas.
 
O E-mail Marketing é o melhor canal para alcançar conversões dos seus Leads. Com ele, você pode fazer sequências de e-mails – também chamadas de fluxos de nutrição – que entregam conteúdos relevantes e personalizados para seus Leads à medida que eles interagem com seus conteúdos.
 
Quando for escrever e-mails para nutrição, lembre-se de manter um tom pessoal e informal. O objetivo, além de conversões, é começar um diálogo com seus Leads. Portanto, abandone o tom corporativo e lembre-se de que seus contatos são pessoas como você!

O impacto do E-mail Marketing no varejo

OK, falamos aqui de algumas formas de fazer E-mail Marketing para obter resultados. Mas e no varejo, será que este canal também funciona?
 
A resposta é: sim. Segundo a Primeira Pesquisa Nacional de Varejo Online, realizada em 2014 pelo Sebrae e pelo e-Commerce Brasil, o E-mail Marketing representa o terceiro lugar nos principais canais de conversão de vendas, abaixo apenas das buscas orgânicas e das redes sociais.
 
Por isso, não há mais desculpa para não investir neste canal. A grande questão é como fazer para que o E-mail Marketing crie um impacto positivo para varejistas?
 
Como sabemos, as mídias online mudaram a relação das empresas com os consumidores, que são cada vez mais exigentes e querem cada vez mais personalização em seu atendimento. Felizmente, as mídias digitais permitem essa personalização através de uma quantidade cada vez maior de dados que podemos obter de nossa audiência.
 
Por isso, o passo inicial para se relacionar de forma eficiente com seus clientes por meio de E-mail Marketing é entender quem é seu público-alvo. Uma vez que você consiga as informações necessárias para isso (por meio de pesquisas de mercado ou com seus atuais clientes), trace o perfil do seu cliente ideal (persona).
 
A partir daí, crie uma comunicação o mais personalizada possível com seu público. Por exemplo, se sua audiência é formada principalmente por pessoas da terceira idade, o ideal é não utilizar uma linguagem muito informal ou cheia de gírias nos seus e-mails. E, sempre que puder, comunique-se com seu público-alvo como se estivesse falando diretamente com ele, e não com milhares de pessoas. Hoje em dia, por exemplo, é possível até inserir o nome do seu Lead/cliente no e-mail, se você tiver essa informação na sua base de dados.
 
Levando em conta que você deve conhecer sua audiência e personalizar sua comunicação, o próximo passo e oferecer informações que realmente gerem valor para seu público. Por exemplo, se seu público-alvo são mulheres, ofereça informações que são agreguem ao universo feminino, e produtos que sejam interessantes para este segmento.
 
Já que falamos de oferecer informações de qualidade, não se esqueça de que boa parte da sua audiência ainda não está pronta para comprar, e por isso é importante não apenas enviar promoções direcionadas, mas também conteúdos relevantes. Por exemplo, se você vende cosméticos femininos, que tal enviar um E-mail Marketing explique quais tipos de perfume utilizar em cada situação? Se você oferecer esse tipo de conteúdo relevante, a probabilidade de as pessoas que receberem esse conteúdo quererem comprar com você quando procurarem determinado produto é muito maior.
 
Por fim, não deixe de mensurar os resultados das suas campanhas de E-mail Marketing, a fim de descobrir se eles estão sendo positivos ou não. Analise a taxa de abertura dos e-mails, a taxa de cliques nos links, conversões etc., para identificar o que está bom e o que pode melhorar. Assim, você vai aprimorando continuamente suas ações, criando estratégias cada vez mais eficientes.

Conclusão

Muitas empresas hoje em dia já apostam em estratégias de E-mail Marketing. Porém poucas sabem como gerar resultados de verdade.
 
Enviar e-mails pontuais e periódicos pode não trazer nenhum retorno para seu negócio, mas utilizar esse canal em conjunto com seu planejamento de Marketing Digital pode ser o que você precisava para gerar mais tráfego, Leads e vendas.
 
Além de todos esses benefícios, o e-mail ainda pode ser uma ótima maneira de dialogar e se relacionar com seus clientes!
 
Por isso, alinhe sua estratégia de E-mail Marketing com o restante das suas campanhas de Marketing Digital e determine os melhores momentos para enviar newsletters, e-mails de lançamento, promoções ou nutrição de Leads.
 
Fonte: O negócio do varejo

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