A tecnologia tem mudado as varejistas, e aqueles que querem sobreviver devem aliar mudanças na estruturas das empresas e no atendimento ao consumidor.
Três mudanças são essenciais na gestão e para atender o novo comprador que tem usado cada vez mais o comércio eletrônico, segundo a Harvard Business Review.
A publicação cita empresas como a Alibaba e a Amazon, que tem usado recursos como a solicitação de voz e o preço em tempo real, ao mesmo tempo em que criam escalas e diminuem os custos de produção.

Executivos em rede

A primeira mudança está na capacitação das equipes de nível médio. Essas equipes são menores, autônomas e multifuncionais, e assim conseguem inventar e entregar produtos mais rapidamente. Os executivos ficam responsáveis pela estratégia, e também elabora times com pessoas da linha de frente de cada equipe.
Envolver os executivos em pequenos sprints contínuos também ajuda na resolução rápida de problemas.
Uma sprint, reunião de pessoas envolvidas num projeto para promover um desenvolvimento mais focalizado, geralmente envolve tecnólogos e gerentes de linha de frente para testar e aprimorar continuamente caminhos para progredir.
A terceira mudança estrutural é saber lidar com os erros, segundo a Harvard Business.  Mudar a direção de forma ágil, mesmo com base em testes. Isso também vale para os CEOs. Ao invés de evitar o fracasso é preciso assumir mais riscos e aprender com eles – mesmo no topo de suas organizações.

Fonte: Portal no Varejo