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terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

As chaves para o sucesso da transformação digital no varejo – parte 1

Como obter sucesso na transformação digital no varejo sem trabalhar a cultura da empresa e a melhor experiência para o cliente? 

Muito se fala nos desafios e chaves para o sucesso da transformação digital no varejo. Neste contexto, a adoção de novas tecnologias que gerem resultados para o negócio e a melhor experiência para o cliente, tornam-se cada vez mais imperativas. Essa nova realidade tornou-se inevitável para as empresas. Como obter sucesso nessa transformação sem trabalhar a cultura da empresa?
CULTURA
Um dos primeiros pontos que me referencio para o sucesso da transformação digital no varejo é a cultura da empresa. Não há espaço para a transformação digital sem que a mesma seja o centro da estrutura da organização e conte com a participação efetiva dos colaboradores. Ela necessita ser prioridade nas estratégias do negócio e no envolvimento de todos. Mas o start cabe a liderança, que entende a mudança de mindset, acredita e engaja. Ou seja: a transformação digital não se resume por investimentos em novas tecnologias. Ela começa a partir de uma liderança e torna-se possível quando todos se conscientizam de sua necessidade. E num ambiente em que os consumidores estão cada vez mais digitais, não haverá sobrevivência, relacionamento e futuro sem uma conexão efetiva. Logo, a adoção de uma cultura digital pela empresa é a primeira chave de sucesso para a transformação digital. Um novo mindset ocupa a essência do negócio.
Em relação ao Brasil, o relatório "SAP Digital Transformation Executive Study: 4 Ways Leaders Set Themselves Apart", mostra que os maiores desafios às iniciativas de transformação digital são a falta de liderança (24%), falta de gerenciamento (19%) e de habilidades da força de trabalho (16%). A pesquisa aponta ainda que 56% das empresas brasileiras esperam um crescimento de receita de 5,1% a 10% a partir da transformação digital já a partir do próximo ano. E 51% delas querem acelerar o mercado. O relatório reforça o peso do papel da liderança e da consequente melhoria dos resultados da empresa com a adoção de uma cultura voltada a transformação digital.
EXPERIÊNCIA
Uma questão imprescindível é compreender a relação que envolve todos os canais de venda da empresa, e por consequência, todas as equipes. Nas diversas frentes a digitalização e integração dos processos deve facilitar as opções e reduzir os possíveis conflitos entre os colaboradores, abrindo novas oportunidades e não as restringindo. As soluções omnichannel são cada vez mais frequentes, reais e acessíveis, integrando físico e digital, loja física e e-commerce, permitindo novas ofertas aos clientes tais como: vendedores das lojas físicas vendendo pela internet e o e-commerce vendendo online com o cliente retirando na loja física de sua melhor conveniência, só para citar dois exemplos.
Vamos refletir que a agora cada canal, cada frente de negócio, passa a desfrutar de novas possibilidades para transações, relacionamento e acesso direto a todo o portfolio da empresa. Por consequência, cada membro das diversos equipes deixa de pensar como canal e passa a pensar como marca. Pode agir em prol de benefícios, melhores serviços, sugestões e ofertas personalizadas para o cliente, que se sente melhor atendido e reconhecido. Um passo enorme para a melhoria do relacionamento e fidelização.
Isso nos leva a outra chave de sucesso: a experiência do cliente. Nesse ponto, o “atrito zero” e ausência de barreiras é o principal desafio das empresas varejistas. O impacto da transformação digital será grande e o êxito na superação dos entraves deve ser a meta de todas as equipes e centro dos processos de relacionamento. Reforço que o consumidor não enxerga canal e sim marca, e quer a melhor experiência em qualquer ambiente e momento de interação e relacionamento. Implicações positivas deste impacto na empresa: maior colaboração e empatia, menos burocracia e hierarquia. Uma estrutura mais ágil e conectada.
Mas nem tudo será fácil. Mesmo com a adoção de novas tecnologias e envolvimento das equipes, temos que lembrar que o ator principal, o cliente, nem sempre é linear, engajado e aderente a nova realidade digital. Haverão conflitos, mas acredito que o varejo brasileiro tem a percepção que a mudança é necessária e está investindo em todas as frentes de conexão e relacionamento.
Essa é a primeira parte do artigo “As chaves para o sucesso da transformação digital no varejo”. Em breve nova parte.
Fonte: O negócio do Varejo

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