Tstore Tramontina Farroupilha - a clara percepção da Tramontina.
Projeto Tstore Tramontina Farroupilha
O projeto da Tstore Tramontina Farroupilha foi pensado e desenvolvido para promover o aumento da percepção de portfólio dos produtos Tramontina.
Multinacional brasileira, centenária, presente em 120 países, a Tramontina é uma empresa com 18 mil itens em seu portfólio, com propósitos distintos, mas com crenças e valores de uma marca única.
A Tramontina como indústria apresenta essa variedade de itens, porém um brasileiro conhece cerca de 500 itens. A primeira preocupação da indústria é o conflito de canal diante das empresas que já são clientes. Porém, no Brasil a quantidade de produtos comprados pelos clientes B2B é cerca de 3%do total que a Tramontina comercializa no mundo.
A primeira loja inaugurada em 2013, localizada no Casa Shopping, na cidade do Rio de Janeiro apresenta em seu portfólio 2500 itens, aumentando em até 6 vezes o nível de percepção do portfólio por parte do cliente. Já a loja de Farroupilha possui 14000 itens, fechando o ciclo do modelo estratégico de negócios desenvolvido pela KT. Esse foi o ponto chave para o sucesso das lojas Tstore.
A loja inaugurada em 20 de maio de 2016 no distrito industrial de Farroupilha-RS, apresenta uma área de vendas de 3.500m². Foram utilizados recursos em escala rodoviária para composição da fachada. As chapas de alumínio composto com acabamento preto brilhante e dois cubos, um de vidro (13x13x13m) e outro em chapas de alumínio composto azul com 644 tampas de panelas em aço inox, marcando o acesso principal, geram uma redundância de elementos e um movimento inimaginável diante da escala proposta, alinhadas com o DNA da Tramontina, chamando a atenção de quem está circulando pela rodovia. Esse é o primeiro convite aos clientes para conhecerem todos os mundos que compõem o universo Tramontina.
Nos pilares do estacionamento de veículos, o cliente faz a primeira imersão pelos mundos que compõem o mix da Tramontina: Cortar, Temáticos, Servir, Infantil, Mobiliar, Reparar, Equipar,Tramontina Design Collection, Preparar e Festejar.
No acesso, temos um grande atrium revestido em brises de madeira, criando uma superfície texturizada e altamente acústica. As circulações verticais para acesso a loja são compostas de elevador, escada rolante dupla e fixa.
Como elemento de boas vindas, o diretório localizado logo no acesso da área de vendas da loja, mostra ao cliente um pouco do que pode ser encontrado em cada mundo da Tramontina. É aqui onde o cliente inicia sua jornada. A área de vendas dispõe de setorização bem demarcada onde cada setor representa um mundo Tramontina, apresentando o mix de produtos que o caracteriza. Eles são identificados por elementos e sinalização de comunicação visual, nos quais a escala permite que o cliente identifique o mundo de qualquer ponto da loja. Para sinalização de mundos localizados em ilhas, foram criadas testeiras no teto em formas orgânicas em gesso acartonado em conjunto com cores, quebrando a ortogonalidade do espaço.
Com o intuito de criar uma loja icônica e com grande desempenho comercial, o merchandising foi planejado de forma a criar uma jornada de lifestyle e o projeto luminotécnico maximiza a percepção desses produtos ajudando de forma cenográfica a construir um storytelling inesquecível.
O espaço do café foi projetado com o intuito de tornar-se um ponto de encontro de Farroupilha e região. Para tal, ele foi locado no cubo de vidro da fachada onde o pé direito é de 13 metros, nos concedendo um espaço negativo no qual foi preenchido por um jardim vertical com desenho orgânico, criando assim dois níveis de percepção deste ambiente entre o espaço interno e externo. Além disso, a ambientação teve como proposta o resgate do espírito das grandes cidades da primeira metade do século XX, alinhado com a Tradição da marca Tramontina, permitindo assim uma experiência sensorial inesquecível.
Com essas realizações, esse projeto da KT Retailing, mais do que uma loja, é um marco no varejo, criando ferramentas para eliminar conflitos de canais e impulsionar as indústrias a aumentarem a percepção do seu portfólio para o mercado, incrementando as vendas e reposicionando-se estrategicamente. E o melhor de tudo, proporcionando uma experiência de compra única, inovadora, aconchegante e prazerosa, onde o cliente realiza sua jornada deliciando-se pelos mundos da Tramontina.








Fonte: O negócio do varejo