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segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Adeus filas : Alibaba lança supermercado futurista com pagamento por reconhecimento facial

O fundador e presidente do gigante do varejo online Alibaba, Jack Ma, lançou o supermercado futurista Hema Xiansheng tido como um exemplo do “Novo Varejo” . Já conta com 46 lojas em 13 cidades da China e a empresa planeja abrir mais duas mil unidades nos próximos cinco anos. Lançado em 2015, o supermercado oferece entregas gratuitas em 30 minutos e pagamento por reconhecimento facial. É o adeus definitivo as irritantes filas nos caixas de supermercado.
Para fazer compras na Hema, você precisa baixar o aplicativo, que registra todas as suas compras, salva suas preferências e endereço de entrega, e permite que você pague com a Alipay, o provedor de pagamentos móveis da Alibaba. Depois de fazer compras na Hema, você terá uma página de produto personalizada com base em suas preferências e compras. A estratégia da Alibaba é tornar mais fácil e conveniente a compra de algo que você precisa ou deseja, seja na loja, online, entregue em sua casa ou retirado em um local nas proximidades.
Integrando online e offline, a companhia acredita que pode mudar radicalmente as experiências de compra dos clientes para melhor, ao mesmo tempo em que impulsiona os negócios para seus parceiros. O supermercado voltado para alimentos frescos oferece aos clientes a opção de comprar na loja ou via aplicativo, ver as origens dos produtos, ter comida entregue de graça ou preparada para retirada em até 30 minutos, para pessoas que moram em um raio de até 3 km, e pagar com tecnologia de reconhecimento facial.
A pergunta que não quer calar…..quando vamos poder usufruir dessa comodidade da tecnologia no Brasil?

O conceito de Novo Varejo da Alibaba integra comércio eletrônico, lojas e logística

Jack Ma explicou o termo “Novo Varejo” da seguinte forma: “O e-commerce puro será reduzido a um negócio tradicional e substituído pelo conceito de Novo Varejo – a integração de online, offline, logística e dados em uma única cadeia de valor”. Alibaba acredita que essa é a próxima geração de comércio e terá uma aparência global, com grandes varejistas e especialistas em categorias de nicho alavancando a tecnologia para fornecer um serviço integrado com o consumidor.
A Alibaba é pioneira no desenvolvimento deste modelo na China e fez passos ousados ​​e rápidos na expansão de suas capacidades de varejo físico. A estratégia do Novo Varejo visa estabelecer o negócio como um provedor de soluções de consumo, utilizando o big data para melhorar as experiências de compras dos consumidores. A abordagem se concentra em:
Digitalização: foco particular na digitalização da cadeia de suprimentos da empresa para melhorar a eficiência.
Omnicanalidade: aproveitando os recursos de big data e da Internet das Coisas para melhorar a experiência omnicanal.
Plataformização: integrando ainda mais a plataforma de dados da empresa, unificando informações online e offline sobre clientes, produtos e serviços.
Diversificação: integração das marcas líderes de vários segmentos nas lojas ou shoppings, em linha com a crescente preferência dos consumidores por varejo experimental.
A Alibaba acredita que o Novo Varejo pode ultrapassar os modelos de varejo em mercados desenvolvidos, como EUA e a Europa, e colocar a China na fronteira da inovação global no varejo. Isso é um grande argumento para os varejistas ocidentais seguirem o mercado chinês ainda mais de perto.


Fonte: Stylo Urbano

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