A Maison Plisson abriu suas primeiras portas três anos atrás no Boulevard Beaumarchais em Paris, avenida entre o Marais e a Place de la Republique, considerada um dos points mais cool da capital francesa. O sucesso da empreitada que carrega a bandeira de um lugar dedicado a Alimentação General – combinando restaurante, café, mercado e entre outras – têm feito sucesso não só por toda qualidade e conveniência. A prova real é a abertura de outro ponto super bacana na cidade inaugurado na semana passada. Fiz algumas fotos e escrevo aqui cinco dicas que podem ajudar outras empresas e varejistas.
A Maison Plisson chegou à Place du Marché Saint-Honoré no primeiro arrondissement – bem próximo as sofisticadas Place Vendôme e a Place do Palais Royal. O local é extremamente organizado e convidativo. No mesmo prédio funciona uma boulangerie, uma épicerie fina, a cave de vinhos e champagnes especiais, a boucherie (açougue), além de loja de artigos para casa e cozinha com itens personalizados e criados em parcerias com marcas e chefs, e claro um restaurante e café com mesas na parte interior e exterior. Conveniência total aos gourmandes e apreciadores de boas comidas e bebidas. Um dos conceitos da loja é oferecer produtos de extrema qualidade de vários lugares do mundo , mas principalmente da França – reforçando o “Made in France”, apoiando pequenos produtores e incentivando a cadeia “curto circuito”.
O multi-espaço aguça todos os sentidos. Um lojista precisa pensar nisso e envolver os clientes pelo cheiro, pelo som, toques e etc.
A estética e o visual merchandising chamam muita atenção e valorizam cada produto e espaço, dos tomates e verduras, aos queijos e outros produtos dispostas nas gôndolas ou refrigeradores.
Enumero cinco dicas:
#dica1
Pense em criar divisões de produtos claras – onde o cliente seja atraído também pela estética de categoria, de cor, e/ou finalidade. Simetria e precisão espertas são atrativas.
#dica2
A criação de produtos em parceria com outras empresas relacionadas diretamente ou indiretamente ao segmento gera interesse e é um link-build entre marcas que funciona bem. Eles, no caso, já fizeram collab. com marca de panelas (Le Creuset) e também com doceiro renomado (Pierre Hermé). Co-brand glamourizando e criando mais valor a marca.
#dica3
Eu adorei a iniciativa que eles tiveram de publicar um manifesto apresentando a marca, seu conceito e visão no novo ponto. O impresso está espalhado por vários cantos da loja. Essa é uma forma interessante de contar a história do negócio sem ser invasivo ou precisar contar com a prosa, boa vontade, humor e disponibilidade dos funcionários. – que mesmo sabendo que são essenciais… nem sempre acontecem. Manifeste a sua visão e propósito pelo pdv ( e claro também pelo discurso e ações dos colaboradores, e pelas redes sociais).
#dica4
Achei super interessante o guia de recomendações da área focado na persona deles. É um serviço descolado, atual e muito útil tanto para turistas, como para os moradores e também para os outros negócios da região. As marcas precisam parar de evidenciar só seus próprios umbigos e criar conteúdo e experiências que promovam outros negócios da cadeia, do bairro e do universo do cliente. Afinal, parcerias e descentralização dos discursos são ações-chave tanto para PJ como para PF.
Fiz um vídeo mostrando um pouco.
#dica5
Outra ação que é básica, eficiente, conhecida, mas muitas vezes pouco praticada é o tasting/ amostras no pdv. Eles aproveitam as bancadas de vários espaços para oferecer aos passantes uma pequena degustação dos produtos. Funciona muito!
Deixo aqui as informações, dados e links dos perfis das redes sociais da Maison Plisson – feeds e conteúdos muito bem criados também. Vale a pena se inspirar nessas páginas.
Instagram: https://www. instagram.com/lamaisonplisson/
Se você está planejando sua viagem à Paris vale a pena incluir esse complexo de alimentação no seu roteiro.
Place du Marché Saint-Honoré 75001 Paris
Fonte: O Negócio do Varejo
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