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terça-feira, 30 de outubro de 2018

No Mobile, No Business



O varejo está se dando conta do quanto a ferramenta “mobile” é essencial para o negócio.
Mundo afora estamos assistindo cada vez mais as substituições de tecnologias e soluções, todas elas caminhando para o “mobile”.
Alguns países como China, Quênia, Malásia e Indonésia que, até então, não tinham clientes “bancarizados”, em sua grande maioria deram um salto além dos bancos tradicionais e cartões de crédito, evoluindo diretamente para sistemas de pagamento “mobile”.
Grandes empresas no Brasil já se deram conta do quanto a ferramenta deve ser cada vez mais prioritária para investir.  E não é para menos. Estudos mostram que passamos mais de 3,69 horas por dia ligados nos nossos celulares aqui no Brasil, um aumento de mais de três vezes em três anos. (Fonte: https://blog.globalwebindex.com/chart-of-the-day/fast-growth-nations-clock-up-the-most-hours-for-mobile-web-usage/). Somos o terceiro colocado no ranking de países onde a população fica mais tempo online nos smartphones, com especial destaque para os grupos mais jovens, com faixa etária entre 16 e 28 anos.

Ali fazemos de tudo, nos relacionamos, compramos, recomendamos, somos recomendados, fazemos negócio, nos entretemos e até mesmo escolhemos candidatos que nos representarão!
A plataforma é essencial. Quem não pensar estrategicamente como utilizá-la em prol do negócio estará fora do jogo em pouco tempo. Veja bem, aqui já não estamos falando de e-commerce e sim de m-commerce.
O salto que devemos planejar para os nossos negócios é como seremos relevantes nesta nova plataforma. Como geraremos engajamento, quais serviços disponibilizaremos e quão relevante isso é para o nosso consumidor.
Vale alertar que estratégias mobile não se resumem simplesmente a comercializar. Toda uma rede de relacionamento, promoções, ofertas, “rabaits”, sac, agendamento, seleção de serviços, curadoria e muito mais estão incluídos nessa plataforma, muitas vezes traduzidos em apps.
Um ótimo exemplo nacional, que vem se desenvolvendo há mais de dez anos nesse campo é o “Mais” do Pão de Açúcar. Nessa plataforma em constante evolução, a companhia já conseguiu conquistar mais de sete milhões de clientes pelo app. E, de acordo com estudos, estes consumidores gastam até cinco vezes mais do que os clientes monocanais!(Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/consumidor-que-usa-multicanal-para-compras-tem-gasto-ate-cinco-vezes-superior-media/).
O presente está no mobile. Quem estiver distante da plataforma estará fora do jogo!
Nota: GS&Consult, unidade de consultoria do Grupo GS&Gouvêa de Souza, é expert em relações de consumo, varejo, omnicanalidade e suas integrações estratégicas. Para saber mais, entre em contato com o nosso time, teremos um enorme prazer em ajudar!
* Imagem reprodução
Fonte: Mercado e Consumo

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