86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Rumble Boxing e a febre das academias-estúdio


Que o setor fitness está em constante expansão não é nenhuma novidade. O acesso maior à informação, a busca por um estilo de vida mais saudável e até por um corpo ideal, fez com que as pessoas passassem a buscar novas formas de se exercitar e se alimentar. Consumidores cada vez mais exigentes geram a demanda por academias personalizadas, eficazes e eficientes, que se adaptem aos seus estilos de vida cada vez mais corridos.



Tendo esse cenário em mente, fica fácil entender o sucesso das academias estilo estúdio - espaços relativamente pequenos e especializados em uma determinada modalidade. O modelo de negócio surgiu nos EUA com os estúdios de indoor cycling, logo copiados aqui no Brasil por academias como a Velocity e Spin n’ Soul - que crescem em ritmo impressionante e têm aulas com filas de espera.
Foi durante as minhas andanças por Nova York durante a última ida para a NRF que descobri a Rumble Boxing - uma academia-estúdio com aulas de ginástica “inspiradas no boxe. Como qualquer bom estabelecimento de varejo, a Rumble me atraiu pela vitrine - ou melhor, pelo interior branco e impecável visível da calçada. Curiosa que sou, resolvi entrar para conferir.



A primeira principal característica dos estúdios - que também se aplica às academias boutique - é o fato de não parecerem em nada com academias na forma como estamos acostumados a imaginar. A decoração e ambientação costumam ser impecáveis, isso sem mencionar o serviço e amenidades oferecidos.
A Rumble funciona exatamente no mesmo modelo dos estúdios de indoor cycle: não existe mensalidade ou fidelidade, as aulas podem ser compradas avulsas ou em pacotes, os materiais como faixas e luvas estão disponíveis para aluguel e os horários podem ser agendados pela internet. Entre as amenidades oferecidas, estão toalhas, lockers e banheiros equipados com itens de higiene.



Quer mais? A academia funciona das 5h30 às 22h00 com aulas consecutivas. Existe também a opção de fazer aulas particulares pelo valor de U$ 175. Esqueceu a água? Eles tem para vender. Precisando de uma bebida para dar mais energia? Tem também. Assim como a lojinha de roupas de ginástica e acessórios com a marca da academia.
Agora, analizando de um ponto de vista comportamental e de tendências de varejo e consumo, o que torna a Rumble com suas aulas inspiradas no boxe, a SoulCycle com o indoor cycle e outros estúdios fitness tão atrativos para os consumidores atuais?



Vivemos na era da tecnologia, das redes sociais, da ressignificação dos relacionamentos e sentimento de pertencimento. As pessoas estão cada vez mais focadas em si como indivíduos e mais isoladas também. Porém, ao mesmo tempo, a necessidade de fazer parte de grupos, de viver experiências e compartilhá-las ainda é enorme (e crescente).
As aulas de boxe/funcional da Rumble, assim como as de bike da Velocity, não exigem experiência prévia ou compromisso. Apesar de realizados em grupo, os exercícios são 100% individuais - cada um faz no seu ritmo e fôlego. As salas escuras permitem uma certa privacidade e, para completar, os efeitos de iluminação, as playlists escolhidas à dedo e, é claro, a endorfina liberada, tornam a experiência quase catártica.
Resumindo: o sucesso das academias estúdio está relacionado ao sentimento de exclusividade, à personalização, praticidade, ao fator jovem, cool e altamente compartilhável - tudo contribuindo para a construção de um determinado lifestyle.



E aí, o que mais podemos aprender com o setor fitness? Qual será o futuro das academias?

Fonte: olhonovarejo


Nenhum comentário:

Postar um comentário