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terça-feira, 15 de outubro de 2019

O futuro da alimentação


Integrei a missão empresarial do SEBRAE-RS junto de outros colegas do setor de alimentação na cidade de Colônia (Alemanha) na Feira ANUGA que, em sua centésima edição apresentou algumas tendências para a alimentação nos próximos anos.

Tendências para alimentação observadas durante a feira ANUGA em Colônia - Alemãnha.

Aqui faço um resumo do que pude observar:

1. Os “snacks”: (pequenas refeições) estão tomando o lugar de refeições mais completas como o almoço, permitindo que as pessoas otimizem seu tempo, fazendo uma refeição mais equilibrada, onde empresas tradicionais vêm criando versões de seus clássicos em formatos diferentes;

2. O reino das plantas (plant based): são alimentos híbridos constituídos de partes de vegetais, como as almôndegas, onde 70% é carne de gado e o restante é vegetal ou os hamburgueres, 100% vegetais com cor, sabores e suculência de carne, satisfazendo, assim, quem deseja reduzir o consumo de proteína animal. Cada dia veremos mais produtos com alguma quantidade de vegetais;

3. Bugs (insetos): acredito que dentro de pouco tempo os insetos farão parte considerável da alimentação humana e por um motivo muito simples, pois são fáceis de serem produzidos e praticamente 100% de sua estrutura é comestível, diferentemente das carnes de gado e frango;

4. Hiperlocalismo: preferência por produtos locais: já não é somente uma tendência, é uma realidade. Consumir o produto próximo ao local onde é produzido reduz a emissão de carbono e ativa a economia local. Criando, assim, laços entre o produtor e o consumidor;

5. Experiência do usuário: o cliente nunca esteve tão avido por novos sabores, aromas e experiências, criando emoções, sensações e fazendo a comida resgatar memórias;

6. O mundo das alternativas (Free From): produtos que são livres de algum ingrediente, como alternativa para agradar todos;

7. I Feel Good: alimentos que geram uma sensação de bem-estar.

Agora é pensar, planejar e mensurar quais são as tendências que podem ser adaptadas ao meu negócio, não deixando de observar as características de uma empresa centenária.


Publicado por: João Alberto C. - Restauranter

Fonte: LinkedIn



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