86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Dicas para preparar sua loja para o final de ano


Manter o estoque preparado para o alto volume de vendas é essencial para qualquer loja neste fim de ano. Confira as dicas para não perder as oportunidades do período.

Uma das melhores e mais esperadas épocas para as lojas venderem mais é no final do ano, período em que há grande procura por presentes e, claro, preços baixos. Com o movimento crescente em dezembro, há inúmeras possibilidades para melhorar os resultados de venda e iniciar o próximo ano com o pé direito.





No entanto, os lojistas também precisar ficar atentos com a disponibilidade de produtos, afinal, não é bom perder uma oportunidade de venda por falta de algum item no estoque. Portanto, é necessário seguir boas práticas de planejamento para atender todas as demandas que surgirem.

Assim, separamos dicas essenciais para você, lojista, preparar a sua loja para esse maravilhoso período de vendas. Siga as nossas dicas e tenha um final de ano próspero e cheio de dinheiro no bolso!

Conhecimento do giro de estoque

Uma boa administração de loja precisa ter conhecimento profundo sobre o giro de estoque, que consiste em saber como é a saída dos produtos para, dessa forma, suprir a demanda dos clientes.

O controle do giro de estoque é um item básico de logística e que não requer um profundo entendimento técnico. No entanto, é fundamental que ele não seja negligenciado - principalmente nos períodos onde a procura por produtos aumenta bastante.

Sendo assim, é importante fazer uma análise histórica de como o fim do ano impacta nas vendas da loja para poder se preparar adequadamente. Desse modo, é possível evitar sustos e prejuízos com a saída dos produtos.

Antecipação de pedidos nos fornecedores

Com o giro de estoque dos produtos conhecidos, o próximo passo é negociar com os fornecedores para antecipar pedidos e, principalmente, entregas. Lembre-se de que os itens precisam estar organizados no estoque para serem vendidos quando a demanda aparecer. Portanto, antecipar as compras é uma estratégia inteligente.

Além disso, outra dica importante é negociar um bom desconto para compras de alto volume. Como o fim do ano é uma época onde as lojas aumentam seus estoques, talvez seja possível conquistar um descontinho a mais para abastecê-lo.

Fique de olho ao fazer promoções

Mais uma dica bem importante para lojas que desejam melhorar os resultados no fim do ano é o cuidado com promoções. Por mais que seja tentador vender bastante e faturar, depender das promoções para isso pode impactar bastante no seu faturamento.

Portanto, busque fazer promoções pontuais – de produtos com baixo giro de estoque ou que estão parados há bastante tempo – para se beneficiar com esses descontos. Outra boa estratégia é fazer promoções com um produto "isca" e que irá atrair mais clientes para o estabelecimento, aumentando o ticket médio das vendas, mas sem afetar o lucro das mesmas.

O importante, no final das contas, é evitar ficar "refém" das promoções para vender. Por mais que as vendas sejam boas para os negócios, é preciso que os clientes também comprem itens com o preço original.

Cuide bem da sua loja

Lembre-se que o final do ano é a chance da sua loja aparecer. Por isso, nessa hora, nada de economizar na decoração para atrair novos clientes – ou mesmo os existentes.

Como o natal é uma época de muito apelo visual, é importante transformar a loja e decorar cada espaço para dar um toque natalino bem caprichado. Além de deixar o local no clima de fim de ano, a estratégia vai ajudar nos resultados, já que os clientes costumam ficar menos resistentes – nesse período – para gastar seu rico e suado dinheirinho.

Sendo assim, decore tudo o que puder, troque o uniforme da equipe, coloque música natalina e mais: exale felicidade pela oportunidade de vender mais, satisfazer clientes e, de quebra, começar 2020 com muita prosperidade. Aproveite!

Faça parcerias pontuais

Outra dica bem legal para lojistas são as possibilidades de parcerias. Aqui, de várias formas, é possível conquistar aliados importantes para fazerem os resultados do fim de ano decolarem.

Um modelo de parceria, por exemplo, pode ser o de uma loja de roupas com uma cafeteria. Com tanta correria no final do ano, muitas pessoas deixam de se alimentar corretamente e, em determinado momento, precisam de um local para recarregar as energias e continuar a busca por presentes. Nessa hora, a loja de roupas pode dar um voucher, após uma venda de determinado valor, para o cliente se alimentar e tomar um saboroso café no seu parceiro de negócios.

Neste simples exemplo, o movimento de ambos os locais vão aumentar, bem como os resultados. Assim, é só colocar a criatividade pra funcionar e correr atrás de parcerias importantes!

Estoque pequeno? Sem problema!

A última dica também é bem importante e vai ajudar quem está quebrando a cabeça com falta de espaço para armazenar os produtos. Se esse é seu problema, entenda que existem alternativas viáveis para a questão e que vão te ajudar a não passar o período em branco.

Nesse caso, um self storage vai servir como estoque temporário para armazenar seus itens e ajudar a atender as demandas dos clientes. De modo bem simples, você vai alugar o espaço que precisar, estocar seus produtos e manter a loja abastecida. Após o final do ano, o espaço é desocupado e seu estoque volta ao normal. Simples assim.

Esperamos que todas as dicas aqui possam te ajudar a aproveitar o final do ano para conquistar novos clientes, vender mais e, claro, fazer os resultados decolarem. E que venha 2020!


Fonte: Falando de Varejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário