Anos atrás, Sam Walton, fundador da maior rede de varejo
do mundo, a Wal-Mart, abriu um programa de treinamento para seus funcionários,
com muita sabedoria. Quando todos esperavam uma palestra sobre vendas e
atendimento, ele iniciou com as seguintes palavras:
Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à
mesa e espera pacientemente, enquanto o garçom faz tudo, menos anotar meu
pedido.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado,
enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca
usa a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu
jornal.
Eu sou o homem que explica sua desesperada urgência por
uma peça, mas não reclama que a recebe somente após três semanas de espera.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento
comercial, parece estar pedindo um favor, implorando por um sorriso ou
esperando apenas ser notado.
Você deve estar pensando que eu sou uma pessoa quieta,
paciente, do tipo que nunca cria problemas... Engana-se.
Sabe quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca mais volta!
Divirto-me vendo milhões gastos todos os anos em anúncios
de toda ordem, para levar-me de novo à sua empresa. Sendo que quando fui
lá pela primeira vez, tudo o que
deveriam ter feito era apenas uma pequena gentileza, simples e barata:
tratar-me com um pouco mais de cortesia.
Só existe um chefe: o CLIENTE.
*E ele pode demitir todas
as pessoas da empresa, do presidente ao faxineiro, simplesmente levando o seu
dinheiro para gastar em outro lugar."*
Fonte: Sam Walton - Made in America (livro)
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