86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Microfranquias e fundos de investimento moldam novo cenário das franquias brasileiras

ABF divulga lista das 50 maiores franquias em número de unidades em 2019. Modelos com baixo investimento e aportes de fundos mudaram panorama do setor no período.
O setor de franquias passou por intensas reformulações nos últimos anos, motivadas tanto pela crise econômica quanto pelas reformas trabalhistas e econômicas promovidas pelo governo. Novos modelos de expansão e a busca por cidades menores ajudaram a movimentar o setor.

De acordo com a análise, houve um balanceamento entre os formatos de unidades. As franquias de Lojas saíram de 88% para 85%, já Outros Formatos, categoria que engloba quiosques, home basedstore in store, entre outros, aumentou de 12% para 15%. “É bem relevante quando vemos, na prática, os novos formatos acontecerem. O franqueador brasileiro é criativo, busca formas de atuar em diversos mercados, mas sem perder a identidade e o DNA da franquia”, comenta Friedheim.
O executivo explica que a maioria desses novos formatos nasceram como microfranquias, que são opções de expansão com investimento inicial de até R$ 90 mil, e ajudaram o franchising a continuar abrindo unidades em período de baixa na economia.
A mudança no panorama do setor também aumentou a média de unidades entre as 50 maiores franquias – passou de 861, em 2018, para 897. Isso também elevou o número mínimo de franquias que uma marca precisa ter para figurar no ranking: 321. No ano passado, eram pouco mais de 200. No entanto, o número de franquias que ultrapassaram as 1000 unidades ainda é o mesmo, 17.
“Em 2020 eu acredito que vamos vender mais franquias de maior porte, por causa da queda dos juros. Isso deve ajudar, inclusive, na criação de novos empregos”, afirma o presidente. A ABF divulga que cada nova unidade de franquia tradicional gera, em média, nove empregos. 
Fundos de investimento e multifranqueadosAs franquias que mais cresceram no período analisado, proporcionalmente, foram Oggi Sorvetes (279%), Nutrimais (248%) e OdontoCompany (202%). As duas primeiras têm investimento inicial reduzido, o que comprova os números apresentados até então, mas a última não.

No final do ano, a franquia odontológica, que tem sociedade com o Grupo SMZTO, anunciou o recebimento de um aporte avaliado em R$ 200 milhões do fundo para a América Latina da L Catterton. Além disso, no começo de 2019, a empresa divulgou a compra de uma participação relevante na Oral Sin, também franqueadora de clínicas odontológicas, iniciando uma onda de consolidação neste mercado. Em 2019, a OdontoCompany passou de 210 para 634 unidades.
“Os fundos de investimento estão de olho no setor, não só private equity, mas mercado de capitais e outros players do setor financeiro também. Temos percebido muito interesse de participação de fundos nas franquias. Além disso, vemos muitos movimentos de multifranqueados (franqueados com mais de uma unidade), que são uma tendência no mundo todo e ajudam a acelerar a expansão orgânica das marcas”, explica Friedheim.
Franquia prodígio
Entre as 50 marcas listadas pela ABF, 30 têm mais de 10 anos de franchising e apenas uma tem menos de um ano. É a rede Ceopag, fundada por Kawel Lotti em outubro de 2019. O empreendedor disse à PEGN, em dezembro, que a franquia já nasceu com mais de 300 unidades, muitos da base de outra marca também fundada por ele, Ceofood, nascida em maio de 2018.

Outro destaque na listagem é a rede de soluções de pagamento Acqio, que subiu da 15ª para a sexta posição, com um crescimento proporcional de 53% em número de unidades (foi de 1113 para 1703). A rede também foi fundada por Lotti, mas ele deixou a operação em 2017. Hoje a empresa é comandada pelo outro sócio-fundador, Robson Campos.
Crescimentos exponenciais em franquias já renderam dores de cabeça para o setor no passado, com denúncias de pirâmide financeira, por exemplo. No entanto, Friedheim vê um novo cenário. Ele acredita que novos formatos de franquia, amparados na tecnologia, devem surgir com mais frequência e atrair novos perfis de investidores.
Nordeste aumenta participação, mas ainda é dominado por marcas de outras regiões
O Nordeste aumentou a participação como um nascedouro de franquias, atrás apenas do Sudeste, ainda líder isolado. No entanto, entre as marcas com mais unidades na região, apenas uma é nativa: Farmácias FTB – A Farmácia do Trabalhador do Brasil.

A rede O Boticário lidera em número de unidades em quase todas as regiões brasileiras, exceto no Sul, justamente onde fica a sede da franqueadora, no Paraná. Na Região, a marca perde para a franquia da rede de postos Ipiranga, AMPM.
O desafio das marcas brasileiras para 2020 é aumentar a capilaridade e chegar a regiões ainda não assistidas por unidades. O último dado divulgado pela ABF é de que dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 2.504 possuem franquias.
Fonte: Revista PEGN
PosiçãoUnidades
20192018MarcaSegmento20192018
O BOTICÁRIOSaúde, Beleza e Bem-Estar38063724
MCDONALD´SAlimentação24592289
AM/PMAlimentação23772493
CACAU SHOWAlimentação23222232
SUBWAYAlimentação18642094
15ºACQIOComunicação, Informática e Eletrônicos17031113
-LUBRAX  +Serviços Automotivos1643NF**
KUMONServiços educacionais15631488
JET OILServiços automotivos14911772
10ºCVC BRASILHotelaria e Turismo14141279
11º13ºÓTICAS CAROLSaúde, Beleza e Bem-Estar13351143
12º12ºSEGURALTA - BOLSA DE SEGUROSServiços e outros negócios13251146
13ºWIZARD BY PEARSONServiços educacionais12601250
14º19ºBURGER KING BRASILAlimentação1209980
15º10ºBR MANIAAlimentação11811231
16º14ºÓTICAS DINIZSaúde, Beleza e Bem-Estar11541116
17º16ºBOB´SAlimentação10471043
18º17ºCORREIOSServiços e outros negócios9941002
19º18ºFARMÁCIAS FTB A FARMÁCIA DO TRABALHADOR DO BRASILSaúde, Beleza e Bem-Estar992993
20º11ºDIA%Alimentação8651184
21º21ºCHILLI BEANSModa830785
22º20ºFISK CENTRO DE ENSINOServiços educacionais768809
23º22ºCCAAServiços educacionais728728
24º40ºHELP! LOJA DE CRÉDITOServiços e outros negócios700365
25º-ODONTOCOMPANYSaúde, Beleza e Bem-Estar634210
26º24ºCNAServiços educacionais612579
27º23ºHERING STOREModa577589
28º26ºCLUBE TURISMOHotelaria e Turismo523484
29º25ºLOCALIZA HERTZServiços automotivos522522
30º-ESPAÇOLASERSaúde, Beleza e Bem-Estar519279
31º27ºCHIQUINHO SORVETESAlimentação509451
32º30ºHAVAIANASModa452440
33º46ºPITICAS MODA CRIATIVAModa451311
34º28º5ÀSECLimpeza e Conservação442448
35º33ºAREZZOModa440418
36º29ºHINODESaúde, Beleza e Bem-Estar434445
37º-OGGI SORVETESAlimentação413109
38º34ºCARMEN STEFFENSModa409417
35ºPREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTESServiços educacionais409411
39º36ºMICROLINSServiços educacionais401384
40º41ºKOPENHAGENAlimentação388358
37ºCHOCOLATES BRASIL CACAUAlimentação388380
41º38ºMUNDO VERDEAlimentação377377
42º-SAN MARTINServiços e outros negócios374167
43º39ºGIRAFFASAlimentação373369
44º43ºCASA DE BOLOSAlimentação370340
45º-KNN IDIOMASServiços educacionais365256
46º44ºJAN-PROLimpeza e Conservação354318
47º-NUTRIMAISServiços e outros negócios351101
48º42ºSPOLETOAlimentação349351
-CEOPAGServiços e outros negócios349NF**
49ºCEOFOODServiços e outros negócios327NF**
50ºSUPERA - GINÁSTICA PARA O CÉREBROServiços educacionais321266

Nenhum comentário:

Postar um comentário