O estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor chega à 18ª edição. Acompanhe a Consumidor Moderno para conhecer os destaques.
Respeito é um sentimento extremamente positivo, essencial às relações entre pessoas. E não só entre pessoas, afinal, é fato que o cliente, ao se relacionar com uma empresa, busca uma relação que tenha esse fator como base. Mas o que pode ser entendido como respeito ao cliente?
Há quase duas décadas, a Consumidor Moderno tem buscado responder essa pergunta, a partir do estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor. Em 2020, ele chega à 18ª edição. Ano após ano, a pesquisa tem perseguido o objetivo de compreender quais atributos são considerados sinais de respeito ao cliente e reconhecer empresas que apresentam tais características. Nesta edição, o estudo foi realizado em parceria com a Opinion Box e SKS CX, empresas altamente especializadas em pesquisas de mercado.
Metodologia
Para chegar aos resultados do estudo, uma pesquisa quantitativa é aplicada em painel on-line, considerando a amostra de respondentes no Brasil, utilizando um questionário estruturado com perguntas fechadas de aproximadamente 20 minutos.
- A abrangência geográfica é nacional
- São entrevistados homens e mulheres, acima de 18 anos
- As classes sociais A, B e C são consideradas no estudo
Fluxo do questionário
Seleção de categorias – Esta é a primeira etapa da entrevista. Pergunta-se ao entrevistado: De quais destas categorias você comprou algum produto, utilizou algum serviço, pesquisou ou teve contato nos últimos 6 meses?
Atributos – Depois, o entrevistado é convidado a dizer o que uma empresa fabricante de produtos ou prestadora de serviço deve ter, oferecer ou fazer para ser considerada uma empresa que demonstra respeito ao cliente? Pode-se escolher até cinco opções.
Seleção de marcas de cada categoria – Pergunta-se ao entrevistado quais marcas foram escolhidas, em cada categoria, na hora de uma compra, quais pesquisou ou com quais teve contato nos últimos 6 meses?
Avaliação geral das marcas – Pede-se ao entrevistado que avalie cada uma das marcas, considerando o quanto ela demostra respeito ao cliente. É dada uma nota de 0 a 10.
Motivos pela atribuição da nota – Por mim, os entrevistados respondem por que acreditam que a marca avaliada é considerada respeitosa.
Atributos avaliados
- Ter produtos de boa qualidade e variedade de produtos
- Praticar preços que eu considero justo
- Resolver as minhas necessidades, solicitações e/ou reclamações
- Ter atendimento ágil
- Ter atendimento solícito
- Oferecer facilidade de pagamento
- Ter vários canais de atendimento para eu entrar em contato
- Ser transparente na comunicação com a sociedade
- Ser socialmente responsável
- Apoiar causas sociais e instituições
- Não poluir o meio ambiente
- Cumprir o que promete
- Entender as minhas necessidades como consumidor
Segmentos e subsegmentos do respeito ao cliente
Especificações técnicas
- Mais de 6000 entrevistas
- 182 Empresas Avaliadas
- 42 Segmentos
- Período de coleta: 14/set a 02/out
- Margem de erro geral: 1,3 pp
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