A Natura acaba de inaugurar uma loja-conceito no mesmo endereço em que, no ano de 1970, a marca teve seu primeiro ponto de venda. A unidade fica na Rua Oscar Freire, região nobre da cidade de São Paulo, e é uma mistura de galeria de arte e local de compras.
“Retornar à Rua Oscar Freire tem muito significado para a marca. A Natura praticamente nasceu neste endereço paulistano e, a partir dele, surgiu nosso modelo de venda por relações”, afirma a vice-presidente de Varejo de Natura &Co, Paula Andrade.
Depois de décadas atuando apenas na venda porta a porta, por catálogo e, mais tarde, pela internet, a Natura voltou ao varejo há cerca de quatro anos. Atualmente, a multinacional de cosméticos conta com quase 500 lojas físicas, entre próprias e franquias.
De acordo com a executiva, a ideia da loja-conceito é mostrar a conexão entre o que é oferecido no mundo digital e no real. “É uma loja em movimento, que oferece conteúdo relevante para o público dentro da lógica de reinvenção do varejo, em que a experiência e a conveniência do consumidor são o foco.”
Realidade aumentada e análise da pele
Com modelo phygital (termo, em inglês, para indicar espaços físicos que fazem conexão com experiência virtual), o público poderá experimentar produtos da perfumaria da Natura pela solução digital perfum.Ar, viajar para uma comunidade da Amazônia com os óculos de realidade virtual biodegradável, medir a hidratação da pele, analisar o fio de cabelo ou personalizar presentes no Gift Studio.
A loja também possui trocador de fraldas oferecido pela marca Mamãe e Bebê, estúdio de maquiagem com espelho virtual e espaço de café em meio à natureza – que terá parceria, no mês de dezembro, com a marca de chocolates Dengo. A oferta de opções de presentes, com foco nas linhas de perfumaria, cuidados pessoais e em produtos de marcas Ekos, Chronos e Mamãe e Bebê são destaques do novo endereço.
Um ponto de coleta logística reversa está disponível na nova loja para contribuir com a diminuição do impacto ambiental gerado pelo despejo inadequado de embalagens. A cada cinco embalagens vazias retornadas das marcas o grupo Natura &Co (Avon, Natura, The Body Shop e Aesop), os clientes receberão um novo produto Natura.
Peças exclusivas dos Irmãos Campana
A loja foi desenvolvida pelo renomado escritório de arquitetura Metro e conta com várias obras assinadas pelos Irmãos Campana, com quem a marca firmou uma parceria no começo deste ano para a exposição “35 Revoluções”, reaberta em setembro e que ficará em exibição até janeiro de 2021 no MAM-RJ.
Agora, inspirada na alma da Amazônia, a dupla brasileira de artistas desenvolveu projetos inéditos e instalações especiais para aprofundar o entendimento sobre floresta e regeneração, trazendo a reflexão sobre o futuro e o respeito à sociobiodiversidade.
Para a vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura, Andrea Álvares, a parceria com os Irmãos Campana contribui para que se aprofunde a conexão com a Amazônia pela expansão das fronteiras da floresta. “As obras dos Campana nos ajudam a materializar nossas crenças e causas, atraindo o olhar dos visitantes”, afirma.
Entre as obras inéditas expostas no local, está “Bioma”, escultura feita com 220 metros de fios de algodão multicoloridos que compõem a peça e significam a mistura de todas as raças, gêneros e ideais. As cores da obra foram inspiradas nos Bioativos de Natura Ekos, como Patauá, Açaí e Maracujá. “Bioma representa a mistura de povos, gêneros e ideais de forma livre, convivendo com respeito e democracia”, afirma Humberto Campana.
A nova loja segue os protocolos recomendados de saúde e higiene – incluindo limitação de público, exigência de máscaras, álcool em gel, distanciamento social e ausência de testers.
Fonte: Mercado & Consumo
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