86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

FLUXO DE PESSOAS TEM ALTA NOS SHOPPING CENTERS BRASILEIROS

Dados do IPV mostram avanço de 28,6% nas visitas a centros de compras, mas trazem contração no número de clientes em lojas de rua

Por Renato Müller


Em setembro de 2021, o fluxo de clientes em shopping centers continuou a crescer, com uma alta de 28,6% na comparação anual. Com isso, acumula alta de 14% de janeiro a setembro, segundo o Índice de Performance do Varejo desenvolvido pela FX Data Intelligence, F360, Harmo, 4Intelligence e SBVC.


O levantamento também aponta que em setembro houve, pelo segundo mês seguido, uma diminuição no volume de visitantes em lojas de rua em relação ao mesmo mês do ano passado. Em setembro, houve contração de 27,8% frente ao mesmo mês de 2020. A visitação às lojas de shopping centers manteve-se praticamente estável (+0,6%) na comparação anual, mostrando que a ida dos consumidores aos malls não tem necessariamente se revertido em vendas para os lojistas.


“Com o avanço da vacinação, as pessoas estão cada vez mais seguras para retomar os seus antigos hábitos. As famílias sempre recorreram a shopping centers como opção de compra, lazer e entretenimento. Se no início da pandemia questionávamos se os shoppings iriam continuar sendo importantes no varejo, os números de retomada mostram a força desse canal”, analisa Henrique Carbonell, CEO da F360°.


Para Ricardo Fioravanti, CEO da FX Data Intelligence, os dados mostram um aumento do consumo, apesar da redução do fluxo. “O consumidor que passou a comprar muito mais nas plataformas digitais em resposta às estratégias omnichannel dos principais varejistas. Sem dúvida, esse é um caminho sem volta”, afirma.


Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), acredita que os números mostram a transição para um período de ações pós-pandemia. “A maioria das categorias segue uma tendência de normalização do fluxo de visitantes. As variações mensais e anuais não são mais tão discrepantes, reforçando que os indicadores do varejo já refletem o estágio real e atual do setor. Isso possibilita a adoção de medidas de crescimento real para o varejo”, analisa.


Fonte: SBVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário