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quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Varejistas despontam em ranking das empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente

Produtos inovadores, canais alternativos e levantar bandeiras e causas fazem o varejo conquistar alto grau de maturidade nas relações com o consumidor.
 
O estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, que mostra como o universo corporativo brasileiro usa atualmente a inovação nas relações com o consumidor final, aponta o segmento varejista como o setor econômico mais maduro quando o assunto é propiciar novos incrementos na interação com o cliente. De acordo com o levantamento desenvolvido pela consultoria DOM Strategy Partners, das 50 empresas mais inovadoras, 43% tem atuação no varejo.
 
A análise sinaliza que o varejo atualmente é o setor que entrega uma melhor experiência de relacionamento ao cliente porque foca as suas ações estratégias à fatores como oferta de produtos inovadores, interatividade no ponto de contato com o cliente por meio de canais alternativos, colaboração e abordagem online, além da disponibilização de formatos e modelos de atendimento. Outro critério importante avaliado pela pesquisa da DOM é a iniciativa do varejo em levantar bandeiras e causas atuais da sociedade como empoderamento da mulher, justiça social e a valorização da diversidade como forma de aproximação com o público.
 
Com isso, a pesquisa não se restringe ao conceito de inovação ligada apenas à tecnologia, mas sim como objeto de fortalecimento no relacionamento da empresa com o consumidor. “Uma boa ideia não é suficiente. Ela precisa criar valor – intangível e tangível – para que possa ser propagandeada e comercializada, e assim, ser considerada uma inovação. Este é o conceito central que distingue a inovação da invenção e investigação científica”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
 
O estudo traz nomes como Nespresso, O Boticário, Reserva e Starbucks. O destaque fica para o Magazine Luiza. A varejista de eletroeletrônicos saltou de 95º colocada para 9º no ranking das 50 melhores colocadas. Um dos motivos da ascensão, segundo Domeneghetti, foi a postura adota pela marca ao integrar o físico e online com a disponibilização de vários canais de relacionamento para o cliente.
 
“O aplicativo, por exemplo, é a personificação da estratégia de negócio do Magazine Luiza na qual a prestação de serviço para o consumidor passou a ser digital com a presença de lojas físicas e não ao contrário, sem criar rupturas no diálogo com o cliente. Houve disponibilidade, posicionamento da marca e uso de canais alternativos, três critérios importantes para inovar”, completa o executivo que também é especialista em inovação corporativa.
 
Em sua quarta edição, o estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, avaliou as companhias entre os meses de abril e junho por meio de uma pesquisa com mais de três mil consumidores e informações primárias, tais como releases, relatórios, informações para investidores, e secundárias, leia-se notas, reportagens, matérias, estudos e pesquisas públicas nos últimos 12 meses.
 
Fonte: O negócio do Varejo
 
Abaixo, o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil.
EmpresaSegmentoNota
Apple
Serviços Digitais
9,21
Nespresso
Varejo – Redes Alimentícias / Fast-food
9,19
Netflix
Serviços Digitais
9,16
O Boticário
Varejo – Higiene e Cosméticos
9,14
Itaú Unibanco
Bancos e Serviços Financeiros
9,13
Starbucks
Varejo – Redes Alimentícias / Fast-food
9,11
Google
Serviços Digitais
9,09
Chilli Beans
Varejo – Óticas, Joias e Adereços
9,09
Magazine Luiza
Varejo – Eletro
9,09
Mercado Livre
Varejo On-line
9,09
Uber
Serviços Digitais
9,08
XP Investimentos
Bancos e Serviços Financeiros
9,07
Hospital Israelita Albert Einsten
Saúde
9,07
Santander
Bancos e Serviços Financeiros
9,06
Bradesco
Bancos e Serviços Financeiros
9,06
Youse
Seguros
9,06
Porto Seguro
Seguros
9,05
99
Serviços Digitais
9,05
Reserva
Varejo – Vestuário e Moda
9,04
Caixa
Bancos e Serviços Financeiros
9,04
Ipiranga
Distribuição
9,04
Banco do Brasil
Bancos e Serviços Financeiros
9,04
Claro
Convergência
9,03
Multiplus
Fidelidade
9,03
Whirlpool
Bens de Consumo Duráveis
9,03
Riachuelo
Varejo – Vestuário e Moda
9,03
Open English
Varejo – Educação
9,02
Smart Fit
Varejo – Turismo & Serviços
9,02
The Beauty Box
Varejo – Higiene e Cosméticos
9,02
Ultrafarma
Varejo – Farmácias
9,01
Nubank
Bancos e Serviços Financeiros
9,01
Carmen Steffens
Varejo – Vestuário e Moda
9,01
Wine.com.br
Varejo – Varejo On-line
9,00
Coca-Cola
Bens de Consumo não duráveis
9,00
Dr. ConsultaSaúde8,99
Natura
Varejo – Higiene e Cosméticos
8,98
Schutz
Varejo – Vestuário e Moda
8,98
RaiaDrogasilVarejo – Farmácias8,96
Nestlé
Bens de Consumo Não Duráveis
8,92
P&G
Bens de Consumo Não Duráveis
8,90
Facebook
Serviços Digitais
8,84
Academia Bio Ritmo
Varejo – Turismo & Serviços
8,83
Trivago
Varejo – Turismo & Serviços
8,79
Estante Virtual
Varejo – Varejo On-line
8,79
Avianca
Aviação
8,78
Banco Original
Bancos e Serviços Financeiros
8,77
Beauty’in
Bens de Consumo Não Duráveis
8,71
Netshoes
Varejo – Varejo On-line
8,66
Vaniday
Varejo – Varejo On-line
8,62
CVC
Varejo – Turismo & Serviços
8,61
 

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