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terça-feira, 7 de agosto de 2018

EATALY



É um restaurante? É um supermercado? É um sofisticado bar? Não. É uma experiência italiana. Esta é a melhor definição para quem não conhece a rede italiana EATALY, cujas lojas são uma mistura de supermercado gourmet com bares e restaurantes. São inúmeros produtos, desde alimentos a utensílios de cozinha, livros de culinária e opções de comida dentro de um mesmo e aconchegante espaço. Um verdadeiro banquete para os paladares mais exigentes. Ou um paraíso para os gourmets. 

A história 
A Itália é um país onde a gastronomia faz parte de sua cultura. Rica em pratos e ingredientes, a culinária italiana é uma verdadeira instituição. E os italianos gostam de comer, muito, e bem. Foi baseado neste fato que o empreendedor Oscar Farinetti, juntamente com o sócio Luca Baffigo Filangieri, após três anos de planejamento resolveu inaugurar no dia 26 de janeiro de 2007 na bela cidade de Turim, no norte da Itália, uma espécie de complexo gastronômico, com quase 3.000m². O novo empreendimento, instalado em uma antiga fábrica desativada de vermutes, foi batizado de EATALY, um termo cunhado com as palavras EAT (comer, em inglês) e ITALY (Itália, em inglês).


O estabelecimento, que reunia alimentos de alta qualidade e frescos, uma excepcional adega de vinhos, além de restaurantes e cafés instalados em ambientes agradáveis e que serviam massas, carnes, peixes ou saladas para uma refeição rápida, tinha como lema “a vida é muito curta para não comer e beber bem”. O empreendimento rapidamente se transformou em um sucesso tremendo, atraindo compradores que procuravam ingredientes diferenciados, alimentos frescos, entretenimento culinário, como uma livraria especializada em gastronomia, e restaurantes de excepcional qualidade, em um só lugar. Além disso, a loja oferecia workshops de culinária e jantares temáticos com chefs convidados. A ideia dos empresários era dissociar a imagem enfadonha e obrigatória das compras do dia a dia e transformá-las em um programa agradável. E conseguiram. O sucesso foi tamanho, que no mês de outubro de 2007 uma segunda unidade foi inaugurada na cidade de Milão.


Nos dois anos seguintes outras unidades da rede foram inauguradas pelo território italiano: Bolonha (2008), Pinerolo (2009) e Asti (2009). Além disso, a rede resolveu expandir ainda mais seus domínios e inaugurou duas unidades no Japão. No dia 31 de agosto de 2010, a rede varejista daria um enorme passo rumo a sua consolidação internacional ao inaugurar uma sofisticada unidade em pleno coração de Manhattan, na cidade de Nova York, em um empreendimento capitaneado pelo famoso e badalado chef de cozinha Mario Batali. O conceito da nova loja era simples: trazer ao consumidor a verdadeira comida italiana. Tudo natural e fresco. Como dizia um cartaz afixado na loja: a única coisa congelada aqui é nosso sorvete. A enorme loja, de aproximadamente 5.000m², estava repleta de bancas de legumes, frutas e verduras, balcões refrigerados, prateleiras, bares e restaurantes que só vendiam ingredientes que ou vinham da Itália (no caso dos industrializados) ou eram produzidos e processados de acordo com as tradições da Bota. O lema ali era “we cook what we sell and we sell what we cook” (algo como “cozinhamos o que vendemos e vendemos o que cozinhamos”), indicando que tudo podia ser consumido no local ou levado para casa. Rapidamente a filial de Nova York, localizada próxima a badalada 5ª Avenida, quase em frente ao icônico Flatiron Building, virou atração turística.


Nos anos seguintes a rede inaugurou unidades em Monticello d’Alba, Genova, Bari e Florença, além de Roma (a maior loja da rede, com 17.000m² distribuídos por quatro andares localizados em um antigo terminal aéreo com destaque para a padaria gigante, com um forno a lenha de 3 metros, 23 opções de restaurantes, 14 mil produtos a venda, uma livraria e oito oficinas onde são ministrados cursos de culinária, vinho, e tudo mais que se relaciona com a cozinha italiana). No dia 2 de dezembro de 2013 abriu às portas mais uma nova unidade da rede, localizada na cidade de Chicago, cuja principal atração é um bar exclusivo da Nutella, onde os clientes podem se deliciar com uma série de lanches, como crepes, tortas e torradas, cujo ingrediente principal é o creme de avelã mais famoso do mundo.


No mês de maio de 2015, a varejista italiana, através de uma parceria com o grupo St. Marche, inaugurou sua primeira unidade na América Latina, localizada no bairro do Itaim Bibi em São Paulo. Afinal, é na cidade onde vive o maior número de italianos fora da Itália. São 4.500m², divididos em três pisos, onde existem 19 pontos de alimentação (entre restaurantes, bares, cervejaria, cafeterias, gelateria, pasmaceira, chocolateria, bar de sucos - exclusivo desta unidade - e um delicioso Nutella Bar) em meio a um mercado com mais de 7.000 produtos italianos (incluindo 800 rótulos de vinhos) ou de produtores locais, que seguem as receitas tradicionais. A loja ainda tem espaços (sala de aula e cinco laboratórios) dedicados a workshops e eventos, como cursos de gastronomia, seções de degustações e até oficinas infantis. O espaço de compra é dividido em 22 departamentos, que incluem padaria, rotisseria, pasta fresca, uma fábrica de mozzarellas (que são feitas diariamentes), queijos, hortifrúti, açougue, peixaria, carnes curadas, laticínios e todas as categorias essenciais de uma mercearia, como doces, geleias, conservas, azeites, molhos, temperos, condimentos, massas, arroz, bebidas não alcoólicas, vinhos, cervejas e destilados. No total, são 520 funcionários altamente treinados, muitos deles italianos que vieram de outras unidades da rede do mundo.


Nos próximos três anos, a empresa planeja abrir duas lojas na Itália, uma em Verona e outra em Trieste, uma unidade em Munique, uma em Londres, uma em Paris, uma em Moscou, uma em Seul e outras cinco nas Américas: Nova York (segunda loja), Los Angeles, Filadélfia, Boston e Toronto.


O conceito adotado pela rede italiana é simples: reunir todos os alimentos italianos de qualidade sob o mesmo teto, um lugar onde é possível comer, comprar e aprender. Sob o mesmo teto um mercado, uma lanchonete, um restaurante, um café, um açougue, uma feirinha de verduras, peixaria, loja de utensílios de cozinha e sorveteria. Tudo junto e misturado. Sentar na pizzaria e saborear uma deliciosa pizza napolitana. Ou pedir para viagem. Comer um irresistível sanduíche de pastrami ou degustar aquela massa tipicamente italiana. Pode-se ainda escolher entre uma vasta seleção de vinhos, azeites e ingredientes naturais. É possível até bater papo com o “Vegetable Butcher”, o verdureiro, que pode contar quais são as últimas novidades de vegetais, ajudar a escolher os ingredientes mais apropriados para uma receita e até cortá-los em pedacinhos. Essa é a rede EATALY.


O manifesto 
A EATALY tem um manifesto que representa suas crenças e valores no mundo inteiro: 
0. SOMOS APAIXONADOS POR COMIDA 
Apaixonados por alimentos e bebidas de alta qualidade. Somos apaixonados por suas histórias, origens e pelas pessoas que os produzem. 
1. A COMIDA NOS UNE 
A boa comida aproxima as pessoas, cria sintonia, ajuda a encontrar afinidades entre pensamentos diferentes. Muitos momentos de felicidade nascem ao redor de uma mesa e ficam gravados pra sempre. 
2. NOSSA PAIXÃO SE TORNOU A NOSSA PROFISSÃO 
Dedicamos a maior parte do nosso dia a dia promovendo o real entendimento de comidas e bebidas de alta qualidade. Somos muito sortudos em poder fazer o que amamos. 
3. O SEGREDO PARA QUALIDADE DE VIDA? PRODUTOS DE QUALIDADE 
Sabemos que, ao servir qualidade, estamos melhorando nossas vidas e trazendo valor à sua. Bem vindo a um mundo dedicado à qualidade: Isso significa, alimentos de qualidade, bebidas de qualidade e qualidade de vida. 
4. TODOS ESTÃO CONVIDADOS 
Quando escrevemos todos, queremos dizer todos mesmo! Não importa se você veio para comprar um pão, ingredientes para um jantar especial ou para degustar um dos nossos pratos, queremos que este seja o seu lugar. Queremos que você se sinta confortável, feliz e aproveite toda e cada visita. 
5. COMER, COMPRAR, APRENDER 
Aqui é um lugar de histórias. Você não vai só descobrir o que ama, mas vai também aprender sobre o que você ama. 
6. ESTAMOS JUNTOS NESSA 
Suas escolhas definem o que nós vamos colocar em nossas gôndolas. Ao escolher produtos de qualidade, você apóia os fazendeiros, peixeiros, açougueiros, padeiros e queijeiros que os produzem, criando, assim, um ambiente melhor e com qualidade de vida para todos. 
7. NOSSAS TRÊS PROMESSAS PARA VOCÊ 
a) Escolha: oferecemos uma seleção variada de comidas e bebidas de alta qualidade. b) Acessibilidade: nós nos dedicamos a oferecer os melhores produtos com preços justos. c) Conhecimento: acreditamos que não é apenas importante que nós conheçamos tudo o que vendemos e servimos, mas que você também conheça os produtos pelos quais somos apaixonados. Compartilhamos as histórias das pessoas e dos lugares por trás de tudo que oferecemos. Quanto mais conhecimento você tem, mais aproveita. 
8. SUA CONFIANÇA DEVE SER MERECIDA TODOS OS DIAS 
Acreditamos no que vendemos e temos consciência do nosso papel. Por isso, não usaremos de má-fé para persuadir ou estimular uma pessoa a comprar mais do que o necessário. 
9. SOMOS PERSISTENTES 
Queremos nossos clientes para a vida toda. E o caminho para isso está em oferecer o melhor da comida e bebida, bem como o melhor ambiente para descobrir e enriquecer os paladares.


Os slogans 
Alti cibi. 
Eat better, live better. (Estados Unidos) 


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 26 de janeiro de 2007 
● Fundador: Oscar Farinetti e Luca Baffigo Filangieri 
● Sede mundial: Alba, Itália 
● Proprietário da marca: Eatinvest S.r.l. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Oscar Farinetti 
● Faturamento: €400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 29 
● Presença global: 6 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.000 
● Segmento: Varejo (alimentos) 
● Principais produtos: Alimentos, utensílios de cozinha, livros de culinária e restaurantes 
● Concorrentes diretos: Dean & Deluca 
● Slogan: Alti cibi. 
● Website: www.eataly.com.br 

A marca no mundo 
Com 15 lojas espalhadas pela Itália, 9 unidades no Japão e com presença também em Nova York, Chicago, Istambul, Dubai e São Paulo, a rede EATALY tem em quase todas as suas unidades cafés e restaurantes, com prato do dia e um cardápio bastante sofisticado. As lojas também possuem espaço para aulas de culinária, lançamento de livros e jantares especiais com renomeados chefs de cozinha. Todos os anos, as unidades de Turim e de Roma, as maiores do grupo, recebem mais de 11 milhões de visitantes. Além das lojas, o grupo administra mais de 20 empresas do ramo alimentar, incluindo águas, bebidas não alcoólicas, vinhos, carnes frescas, carnes curadas, queijos, massas e doces. Muitas dessas marcas chegam às prateleiras do EATALY, maior mercado de gastronomia e produtos artesanais italianos do mundo. Essas empresas fornecem aproximadamente 25% dos produtos da mercearia, enquanto os outros 75% são fornecidos por mais de 2 mil produtores. Um exemplo são os célebres vinhos da cantina piemontesa Borgogno (fundada em 1761), na qual o grupo tem uma participação acionária. 

Você sabia? 
 “Alti cibi” — algo como “alta comida” — é o slogan da rede italiana. 
 Um dos ícones da rede é a caixinha EATinerari, uma excelente sugestão de presente, que traz dentro um tour gastronômico pela Itália que inclui Tasting, Almoço e um Tour Guiado. 
 Dizem que a Coca-Cola trava uma verdadeira guerra com Oscar Farinetti, fundador do EATALY, que veta a bebida em suas quase 30 lojas mundo afora. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Fonte: Mundo das Marcas.com.br

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