86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

quarta-feira, 13 de março de 2019

Café Gratitude Buenos Aires e o Movimento Slow

Vamos falar do movimento slow?

Pra quem nunca ouviu falar, o movimento slow é exatamente o que o nome propõe: uma desaceleração. Vivemos em uma sociedade que está sempre correndo atrás do tempo. Nós queremos dar conta de tudo, fazer mil e uma tarefas em um mesmo dia - ser mães, pais, excelentes profissionais, amigos, ter vida social, estudar, cuidar da casa, fazer exercício, ficar por dentro das últimas notícias, viajar, cozinhar e por aí vai.



Criamos as redes de fast-food porque precisamos ser práticos e rápidos na hora de comer. A fast-fashion surgiu porque não podemos esperar alguns meses até as últimas tendências chegarem das passarelas. E, como tudo o que é exagerado, esse movimento do fast deu obviamente origem ao movimento slow - que chega em busca de equilíbrio. O objetivo não é desacelerar totalmente, mas valorizar e buscar momentos de pausa e descanso.
Precisamos aceitar que não tem como dar conta de tudo e que, se concentrar em uma atividade de cada vez pode ser uma virtude, além de um benefício enorme à saúde. Onde eu quero chegar com esse papo de movimento slow? Obviamente na influência que ele tem sobre o varejo. Afinal, o varejo é um reflexo da sociedade, vindo para suprir desejos e necessidades dos consumidores.






É com esse conceito em mente que eu apresento o Gratitude, uma mistura de café, restaurante e loja localizado em Palermo - o bairro mais cool de Buenos Aires. É impossível passar pelo Gratitude e não parar pelo menos pra observar o espaço por fora. Pensa em um ambiente todo branco, com detalhes em tom de madeira claro, tudo impecavelmente pensado, arrumado e organizado (apesar do movimento).



Por onde você olha tem frases e palavras "motivacionais” espalhadas. Do encosto das cadeiras, às paredes, aos guardanapos de papel. A proposta do Gratitude é exatamente fazer as pessoas desacelerarem, pararem para pensar na vida, agradecerem e prestarem atenção ao que estão comendo e consumindo.
Todos os pratos servidos no restaurante são feitos no dia, com ingredientes orgânicos e naturais. A lotação constante é a prova de que realmente existe uma demanda para espaços como este. Existe um movimento de interiorização, de busca pela saúde física e mental, e o Gratitude é o lugar perfeito para quem entrou nessa vibe.



No fundo do restaurante, um espaço é reservado para a venda de produtos exclusivos e que seguem o mesmo estilo do ambiente. Velas com frases, louças, terrários, cadernos, geleias caseiras, frutas secas, itens de decoração, e por aí vai. Tudo é de extremo bom gosto e faz todo o sentido com o conceito do lugar.
Ah, apesar de estarmos falando de desaceleração, observem que o espaço é 100% instagramável. Afinal, hoje em dia, de que adianta mudar de lifestyle se você não puder mostrar para os amigos?
Deixo vocês aqui com as imagens que - acho - falam mais que as palavras, nesse caso. Me contem o que acharam nos comentários!





Fonte: olhonovarejo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário