Estudo da SBVC mostra redução de uso do dinheiro vivo, que vem sendo substituído por cartão de débito por 35% dos entrevistados.
As mudanças de comportamento trazidas pelo Covid-19 fizeram com que os consumidores estejam mais satisfeitos com as experiências de compra online do que com as visitas às lojas físicas. O aumento das compras pela internet e a redução das idas aos pontos de venda tem causado uma migração de consumo para meios digitais, o que pode gerar transformações de longo prazo nas estratégias das empresas.
“O varejo brasileiro está se digitalizando rapidamente. A pandemia quebrou a inércia do comportamento dos clientes, que inicialmente precisaram comprar online porque as lojas físicas estavam fechadas. Boa parte desse consumo continuará online, já que a experiência de compra tem sido considerada melhor que a das lojas”, analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC. “Avançamos anos em questão de meses. O Covid-19 vem sendo um catalizador de transformações para o varejo brasileiro”, afirma o executivo.
Mudanças de comportamento
A pandemia provocou grandes mudanças no comportamento das pessoas. O conceito de lazer, por exemplo, ficou muito mais flexível: passeios de carro se tornaram um momento de descompressão. Dezenove por cento dos entrevistados participaram de eventos em locais abertos, no sistema drive in, e 54% fizeram compras em lojas que oferecem serviços de drive thru.
“O ato de comprar continua tendo significados que vão muito além do abastecimento do lar. Mesmo durante a pandemia, o consumo continua sendo uma oportunidade de relaxar, socializar e entrar em contato com novidades. Isso explica o crescimento do drive in, do drive thru e também do live streaming”, comenta Terra.
Metodologia
O estudo foi realizado no final de setembro e início de outubro, a partir de um painel online que entrevistou 1.000 consumidores acima de 18 anos de idade em todo o país, com maior concentração na região Sudeste. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais (95% de nível de confiança).
O estudo está disponível no site da SBVC.
Fonte: Diário Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário