Interditado ontem pela alta concentração de gás metano no seu subsolo, shopping vai ser novamente vistoriado nesta quinta, após instalação do sistema de exaustão.
O Shopping Center Norte deverá receber na tarde de hoje a visita de técnicos da Cestesb, do prefeito Gilberto Kassab e do secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, para vistoria do sistema instalado ontem para extração dos gases do subsolo do centro.
Localizado na Zona Norte de São Paulo, o Center Norte foi interditado na terça por risco de explosão devido à alta concentração de gás metano, resultado da decomposição do material orgânico presente na região, que na década de 80 abrigou um antigo lixão. A região do Shopping Center Norte chegou a ser incluída entre as áreas consideradas de contaminação crítica no estado de São Paulo.
Os técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) vão vistoriar o sistema de exaustão instalado pelo shopping. Em nota divulgada na tarde de ontem, o Center Norte afirma que está tomando as providências necessárias para retirar o gás metano de suas dependências.
“Foram instalados mais 10 drenos integrados a nove máquinas a vácuo, em áreas estratégicas do empreendimento, dois a mais que o estabelecido no TAC, completando assim 11 drenos. A intenção do Center Norte é antecipar o prazo estabelecido pelo Ministério Público, que vence no dia 17 de outubro”, diz um trecho do comunicado.
A implementação dos sistemas de mitigação de gases é uma das exigências da Cetesb presente no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pelo shopping e o Ministério Público, que prevê medidas necessárias para gerenciamento ambiental da área. De acordo com a nota, o sistema implantado "está operando em sua totalidade".
Segundo a prefeitura de São Paulo, com a adoção das medidas necessária, o shopping deve reabrir em breve, após manifestação favorável da Cetesb.
Fonte: Exame News
Nenhum comentário:
Postar um comentário