86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O primeiro Hipermercado do Brasil

O Carrefour nasceu na França no ano de 1959 como resultado da parceria entre duas famílias de comerciantes, os Fournier e os Defforey, em 1960 o grupo inaugurou a primeiro loja no município francês de Annecy na região Rhône-Alpes, mas foi em 15 de junho de 1963 que surgiu o grande diferencial, qundo eles introduziram o conceito de “supermercado”, o primeiro foi inaugurado em Sainte Genevieve, com 2.500 metros quadrados de área de vendas e 400 vagas de estacionamento.
Esse formato inovador para a época, uma loja de auto serviço, tinha com o objetivo suprir as necessidades de um novo tipo de consumidor, o sucesso do modelo alavancou a expansão do Carrefou para além das fronteiras francesas.
Carrefour no Brasil
O Brasil foi o destino escolhido para a primeira loja Carrefour no continente americano. Com o Lançamento de novas lojas e aquisição de redes regionais como Planaltão, Roncetti, Mineirão, Rainha, Dallas, Continente e Atacadão. A rede expandiu-se tornando o Carrefour uma das maiores empresas varejistas do país. A disputa pela liderança no setor varejista é acirrada, todavia, quando da aquisição da rede Atacadão, chegou-se a anunciar a tomada da liderança por parte do grupo Carrefour. Seus maiores concorrentes são o Grupo Pão de Açúcar e o Wallmart.
Histórico
1975 -  A primeira loja do Carrefour chega ao Brasil em 1975, na cidade de São Paulo, trazendo um novo conceito de varejo, até então desconhecido por aqui – HIPERMERCADO. O novo modelo abria as portas para áreas de consumo amplas, variedade de opções de produtos, com qualidade e a preços justos, além de um atendimento diferenciado e eficaz, capaz de superar as expectativas do cliente. Este padrão se refletiu em receptividade e sucesso imediato da loja. E, em 1976, o mesmo se repetiu no Rio de Janeiro, com a sua primeira unidade no estado, a segunda no país. A partir daí, novas unidades foram sendo abertas em todas as partes do Brasil. Um crescimento inevitável, que resultou na expansão desse modelo em várias regiões do País.
1980Lançamento no Brasil do Compromisso Público, um documento registrado em cartório que garantia o menor preço ou a diferença de volta direto no caixa.
1989 – É lançado o cartão de crédito Carrefour. Com o passar dos anos os cartões se tornaram mais um serviço do leque de facilidades oferecido pelo Carrefour.
1993 - É aberto o primeiro posto de combustível Carrefour na loja de Santo André.
1998 - Carrefour compra 85 lojas no Brasil e implementa o novo modelo de mercados no Brasil, os Supermercados.
1999 - É lançado o selo Garantia de Origem, que certifica o processo de plantio, obtenção, transporte e armazenagem de alguns alimentos perecíveis comercializados pelo Carrefour.
2003 - É criada a agência de Turismo Carrefour, que oferece diversos pacotes de viagens e serviços, como locação de veículos e seguros.
2005 - É aberta na loja de Osasco, cidade da Grande São Paulo, a primeira Drogaria Carrefour.
Em Maio, relançamento dos produtos, com nossas logomarcas e embalagens de marca própria.
Novo layout das lojas hiper é implementado.
Em 15 de março foi implantado o Serviço Amigo do Cliente (SAC) .
2006 - Lançamento da Linha Viver que é uma linha de produtos saudáveis divididos em seis famílias: Diet, Light, Orgânicos, Funcionais, Soja, Zero.
Em Maio o Carrefour inaugurou os supermercados Carrefour Bairro com presença em Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
2007 - Em maio deste ano é criado o Carrefour Soluções Financeiras cujo objetivo é ofertar serviços e soluções aos clientes no setor financeiro.
Carrefour Express: em agosto deste ano, 05 lojas do formato conveniência foram inauguradas em 5 postos de rua do Carrefour em Porto Alegre (RS).
Aquisição da rede Atacadão, fundada na década de 1960 por Alcides Parizotto e era de propriedade da família Lima e aos executivos Farid Curi e Herberto Uli Schmeil,comprada por R$ 2,2 bilhões de reais.
Em outubro é lançado o Carrefour Connect. Uma parceria inédita entre o Carrefour e a Telefônica que visa instalar, integrar e configurar na casa do cliente computadores, internet, tv, home theater, rede wireless, entre outros.
2009 - O Carrefour adquire 10 lojas da rede Gimenes (interior de São Paulo) para o formato Bairro.
2010 Lançamento do comercio eletrônico do CARREFOUR no Brasil. O portal entrou no ar oferecendo 15 mil produtos divididos em nove categorias: Eletrônicos, Informática, Eletrodomésticos, Telefonia, Eletroportáteis, Beleza e Saúde, Cine e Foto, Utilidades Domésticas e Cama, Mesa e Banho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário