A década de 1960 introduz-se o conceito de Shopping Center no Brasil, inspirado no modelo norte-americano do pós-guerra. Mas é apenas na década seguinte que se esse modelo de centro comercial se difunde, alterando todo o panorama do varejo brasileiro. Também é o momento de o conceito de auto-serviço vingar, emblematizado pelos supermercados, como o Peg-Pag.
Novas estruturas vão se desenvolvendo largamente, seguindo o desenvolvimento do capitalismo local. Nos anos 80 a segmentação alcança o varejo em cheio. Varejistas especializados em segmentos específicos vão compor uma leva de novas marcas e estabelecimentos. Também surgem os hipermercados, desbancando os supermercados de vizinhança. Também temos nessa fase o crescimento acentuado no modelo de franquias.
A seguir veio a década do consumidor: o código de defesa estabelece um marco para o varejo. A segmentação se aprofunda e nichos passam a ser ocupados pelos varejistas. Surge com toda força o varejo televisivo. De meados dos anos 90, com o Plano Real, até agora, o varejo experimenta uma fase de fusões e aquisições e, ao mesmo tempo, de crescimento na competição, levando a uma forte polarização do mercado. A presença maior de varejistas globais, o surgimento da Internet, novos formatos - como as megastores e o varejo com entretenimento - representam desenvolvimentos recentes e cujo impacto ainda está sendo discutido.
Como é a carreira no varejo?
O varejo oferece abundantes oportunidades de trabalho para pessoal de nível universitário. Há, todavia, estereótipos negativos associados ao varejo, como jornadas de trabalho longas e irregulares e baixos salários.
Essa imagem, cujo equívoco se deve a práticas difundidas no passado, vem gradualmente perdendo força. Atualmente, o varejo apresenta oportunidades diferenciadas para o desenvolvimento de carreira. Por exemplo, proporciona ao iniciante uma posição gerencial e responsabilidades que levaria anos para se obter em outro setor. Mesmo considerando um salário inicial inferior, a chance de obter promoções em pouco tempo é alta. O varejo também tem empregado formas de remuneração variável sobre resultados bastante atraentes.
O que é marketing de varejo?
Marketing é o conjunto de atividades voltadas a entregar satisfação das necessidades e desejos dos clientes e, dessa forma, obter o melhor resultado nas relações de troca entre varejistas e clientes. Assim, a escolha do sortimento de produtos de uma loja; a preparação do ambiente da loja, sua iluminação, climatização e aspecto visual; o atendimento prestado; a escolha do ponto comercial; a comunicação com o cliente, o preço e a política de crédito e de desconto, entre outros aspectos, são decisões dos profissionais de marketing de varejo.
Fonte: Faq. Sobre vendas (USCS)
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