As maiores redes varejistas do mundo consideram a expansão para novos países (inclusive o Brasil) mais importante do que, por exemplo, a ampliação da margem de lucro ou a redução de custos internos. A urgência em buscar territórios não explorados ficou evidente em um relatório apresentado na semana passada no World Retail Congress, em Berlim, na Alemanha, o mais importante evento global do varejo. Um levantamento realizado com os 100 presidentes ou diretores dessas empresas mostra que 56% das companhias acreditam que a expansão internacional é fundamental para o futuro crescimento. A ampliação de margens é citada por 47% e a redução de gastos por 26%. As respostas são de múltipla escolha. Daqueles que priorizam a busca por novos mercados, 58% pensam em fazê-lo por meio da abertura de lojas físicas; 28% preferem se expandir internacionalmente pela criação de sites de venda online; e 14% por meio de outras estratégias.
A necessidade de avaliar novos mercados no exterior só tem uma importância menor do que o desenvolvimento do comércio eletrônico (67%) e o aprimoramento do portfólio de produtos nas lojas (63%). Alguns líderes desse segmento têm deixado claro essa questão nos últimos tempos - e citado o Brasil nesse contexto.
Fonte: Valor Econômico
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