Graças à tecnologia, o que era velho virou novo outra vez. Pelo menos é isso que executivos da publicidade preveem para 2012. Os anúncios de televisão e de revistas já foram declarados mortos mais de uma vez pelas grandes agências de publicidade. Mas a tecnologia deu um novo sopro de vida para esses meios de comunicação no ano passado, com o YouTube ampliando a audiência de anúncios de TV e o iPad fazendo os anúncios gráficos voltarem a ser atraentes. Espera-se que a tecnologia continue a invadir e transformar todos os aspectos da publicidade neste novo ano, segundo executivos da publicidade.
Eis algumas previsões das grandes agências publicitárias americanas para 2012:
Encontro de Sedentários
Novos aplicativos disponíveis para download transformarão o ato de assistir TV em um evento coletivo da comunidade virtual. "Aplicativos como o Get Glue convidam os telespectadores a acessar um programa e conversar com outras pessoas que estão assistindo à mesma coisa", diz Daniel Khabie, diretor executivo da Digitaria, firma de marketing digital da WPP PLC. "As redes de TV vão estimular isso, pois incentiva assistir ao vivo e, portanto, ver os comerciais."
Anúncios Desbocados
"Anúncios com palavrões? Pode se acostumar", diz Glenn Cole, chefe de criação da 72 & Sunny, divisão da MDC Partners Inc. "As grandes marcas vão começar a tirar suas calçolas de vovozinha e criar um conteúdo mais atrevido, que atrai a atenção e o respeito do público mais jovem." Esse conteúdo se concentraria na internet e em alguns canais de TV a cabo.
Ofertas Personalizadas
Além de pequenas telas piscando nas prateleiras das lojas com promoções de produtos, máquinas semelhantes a quiosques vão oferecer "sugestões de produtos" personalizadas, diz Michele Fabrizi, diretora executiva da MARC USA. "Então, se você quiser comprar o mesmo tom de batom ou a mesma cor de tinta de parede, a máquina poderá lembrar o que você comprou antes."
Menos Facebook
Os usuários do Facebook agora gastam uma média de seis horas e meia por mês no site de rede social. Mas alguns publicitários preveem que a popularidade do site vai murchar um pouco. "O Facebook finalmente está pulando por cima do tubarão", diz Khabie, da Digitaria, usando um jargão do pessoal de televisão que significa que daqui para a frente, é morro abaixo. "Abertura de capital + questões de privacidade + sua avó também entrou no Facebook + incessantes mudanças no design do site + fadiga geral de redes sociais = morro abaixo para a publicidade no Facebook", diz ela, mencionando os principais problemas do site.
Tudo pelo celular
Todos os anos, os consumidores americanos entram em um estado de frenesi irracional com o que chamam de "Black Friday", ou a última sexta-feira de novembro, na qual varejistas fazem grandes ofertas, declarando oficialmente a temporada de compras natalinas. Agora adicione outros dois dias. "Em 2012, 'teremos também a 'Quinta-feira Celular' (Mobile Thursday) e a 'Segunda-feira Cibernética' (Cyber Monday) ", como dias de compras recorde", prevê Colin Kinsella, diretor-presidente da Digitas North America, uma empresa de anúncio digital de propriedade da Publicis. Kinsella está prevendo que "a ligação entre os celulares e o comércio vai se fortalecer", em 2012, o que significa mais dinheiro para a indústria de telefonia celular.
Fonte: WSJ
Eis algumas previsões das grandes agências publicitárias americanas para 2012:
Encontro de Sedentários
Novos aplicativos disponíveis para download transformarão o ato de assistir TV em um evento coletivo da comunidade virtual. "Aplicativos como o Get Glue convidam os telespectadores a acessar um programa e conversar com outras pessoas que estão assistindo à mesma coisa", diz Daniel Khabie, diretor executivo da Digitaria, firma de marketing digital da WPP PLC. "As redes de TV vão estimular isso, pois incentiva assistir ao vivo e, portanto, ver os comerciais."
Anúncios Desbocados
"Anúncios com palavrões? Pode se acostumar", diz Glenn Cole, chefe de criação da 72 & Sunny, divisão da MDC Partners Inc. "As grandes marcas vão começar a tirar suas calçolas de vovozinha e criar um conteúdo mais atrevido, que atrai a atenção e o respeito do público mais jovem." Esse conteúdo se concentraria na internet e em alguns canais de TV a cabo.
Ofertas Personalizadas
Além de pequenas telas piscando nas prateleiras das lojas com promoções de produtos, máquinas semelhantes a quiosques vão oferecer "sugestões de produtos" personalizadas, diz Michele Fabrizi, diretora executiva da MARC USA. "Então, se você quiser comprar o mesmo tom de batom ou a mesma cor de tinta de parede, a máquina poderá lembrar o que você comprou antes."
Menos Facebook
Os usuários do Facebook agora gastam uma média de seis horas e meia por mês no site de rede social. Mas alguns publicitários preveem que a popularidade do site vai murchar um pouco. "O Facebook finalmente está pulando por cima do tubarão", diz Khabie, da Digitaria, usando um jargão do pessoal de televisão que significa que daqui para a frente, é morro abaixo. "Abertura de capital + questões de privacidade + sua avó também entrou no Facebook + incessantes mudanças no design do site + fadiga geral de redes sociais = morro abaixo para a publicidade no Facebook", diz ela, mencionando os principais problemas do site.
Tudo pelo celular
Todos os anos, os consumidores americanos entram em um estado de frenesi irracional com o que chamam de "Black Friday", ou a última sexta-feira de novembro, na qual varejistas fazem grandes ofertas, declarando oficialmente a temporada de compras natalinas. Agora adicione outros dois dias. "Em 2012, 'teremos também a 'Quinta-feira Celular' (Mobile Thursday) e a 'Segunda-feira Cibernética' (Cyber Monday) ", como dias de compras recorde", prevê Colin Kinsella, diretor-presidente da Digitas North America, uma empresa de anúncio digital de propriedade da Publicis. Kinsella está prevendo que "a ligação entre os celulares e o comércio vai se fortalecer", em 2012, o que significa mais dinheiro para a indústria de telefonia celular.
Fonte: WSJ
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