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sábado, 11 de fevereiro de 2012

Cor e Luz no varejo

As cores tem a capacidade intrínseca de se conectarem emocionalmente conosco. De uma forma geral, no Ocidente, podemos afirmar que:

Amarelo - Transmite otimismo e juventude. E usado para chamar a atenção nas vitrines, com outras cores contrastantes.

Laranja - Energia. Empregada para estimular as pessoas a agir.

Vermelho - Atenção, perigo, urgência. E a cor preferencial das liquidações e das Fast-Foods.

Rosa - Feminilidade e romantismo. Usualmente sinaliza produtos e varejos para esses públicos.

Purpura - Nobreza, relaxamento. Encontrada em produtos de beleza e anti-idade.

Azul - Acalma, credibilidade e segurança. Muito usada em lojas de instituições financeiras e seguradoras.

Verde - Saudabilidade. Como o azul, e uma cor que relaxa e remete a produtos e a varejo com o viés de "natural", "ecológico", "sustentável".

Preto - Poder. E a cor dos produtos de luxo, assim como o ouro, a prata e o bronze.

Nunca e demais lembrar que as cores tem uma relação direta com nossas culturas. Assim, o significado usual de uma cor no Brasil, pode ser inteiramente na China ou no Egito.
Exemplo classico disto e o Ronald do McDonald's que no Japão não e branco, por que o branco significa a morte neste pais.

Em pesquisa realizada pelo Color Marketing Group, revelaram os seguintes resultados:

- 85% dos compradores colocam a cor como o primeiro fator de atracão para a escolha de um produto.

- 80% reconhecem inicialmente os produtos que já compraram, pela cor.

- 93% dos compradores fazem suas escolhas baseados na aparência visual dos produtos.

Outros resultados foram:

- Laranja, preto e azul-real atraem mais compradores impulsivos. São cores mais empregadas em Outlets.

- Verde-água e azul escuro. Para compradores que tem um limite para gastar. Mais utilizadas em bancos e grandes lojas de departamentos.

- Rosa e azul-claro. Preferidas pelos compradores mais tradicionais e aplicadas em lojas de roupas.

A cor predominante no interior de um varejo tem relação direta com o entendimento da personalidade da sua marca e deve ser escolhida com o intuito de servir como um suporte para os expositores dos produtos e serviços que serão nele vendidos.

Fonte: livro "Compras por impulso".

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