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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

NRF debate o varejo no mundo

Em sua 101ª edição, evento mostra porque é o maior do mundo sobre o setor
Depois de comemorar o centenário em 2011, a NRF & Expo, conhecida também como NRG Big Show, comemora mais um ano de sucesso. Foram 4 dias de aprendizado, negócios e networking entre os agentes do varejo no mundo, que estiveram reunidos em Nova York. E o Brasil, mais uma vez, esteve presente, aliás, muito presente. Foram mais de 4 mil visitantes brasileiros e um terço dos congressistas eram brasileiros. Entre eles, a Abrasce esteve representada pela superintendente de Operações, Adriana Colloca.

O país também teve presença na programação do evento. No Fórum de Varejo global, por exemplo, o Brasil foi um dos temas, assim como India e Japão. O Sócio Sênior, GS&MD - Gouvêa de Souza, Alberto Serrentino, e o CEO e RI das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha, foram os palestrantes. O cenário do País que cresce graças ao aumento da renda, estabilidade econômica, ampliação de crédito, criação de novos empregos e a nova classe média, assim como as oportunidades desse mercado aos líderes de varejo foram alguns dos temas tratados.

A programação do evento se dividiu em quatro diferentes formatos. Super sessions, com os grandes nomes mundiais; Breakout Sessions, cujo conteúdo se concentra em temas de varejo; as Pavilion Sessions, com temas focados em design da loja, sinalização, visual merchandising e planejamento; e as Exhibitor Big Ideas, nas quais os expositores cobrem uma variedade de temas.
Clinton em uma das super sessions
Abaixo, você verá o resumo de algumas apresentações:
No Forum de Varejo Global, Ira Kalish, Diretor Global da Deloitte Research, apresentou dados do estudo Global Powers of Retailing, produzido em parceria com a revista Stores, que classifica as principais empresas de varejo do mundo, fornece percepções e panoramas do setor e, nesta edição, examinou os efeitos do desenvolvimento de crescimento mais rápido e talvez o mais inquietante já enfrentado pelas empresas de varejo - a mobilidade. Em sua apresentação, Kalish fez ainda um exame dos mercados globais e a as perspectivas sobre o futuro do varejo. Segundo ele, o crescimento deverá ser lento nos próximos anos nos países desenvolvidos e as desigualdades devem se acentuar entre os mercados, enquanto fusões e aquisições devem ser as responsáveis por consolidações.

Flávio Rocha, da Riachuelo, falou sobre o poder da mulher, na qual apresentou o comportamento de consumo da consumidora da nova classe C, de acordo com uma pesquisa realizada em parceria com a Editora Abril. Segundo ele, 85% das vendas são feitas pelas mulheres da classe C, que teve um aumento de 68% de renda, desde 2002. Portanto, a marca teve que se reinventar para entender e atender esse novo público.

Alberto Serrentino, da GS&MD, também destacou o crescimento da renda entre os brasileiros. `O salário mínimo nacional duplicou nos últimos 10 anos (27% da População)`, disse ele que, no entanto, apresentou também os obstáculos que ainda residem no mercado nacional, como os altos custos de importação, o protecionismo, a tributação elevada, os altos custos da mão de obra, a burocracia e a falta de infraestrutura, entre outros.

Fonte: Portal dos Shopping Centers

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