86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Redes de varejo da América Latina cresceram acima da média, diz estudo

Os 250 maiores varejistas do mundo viram suas vendas crescerem 5,3% no ano fiscal de 2010 – depois do fraco crescimento de 1,2% no ano anterior – e a margem de lucro líquido avançou de 3,1% para 3,8%. Os varejistas latino-americanos superaram os concorrentes do mundo inteiro ao atingir uma taxa de crescimento composto regional de 18% e margem de lucro líquido composta de 4,7%.

As informações estão disponíveis na 15ª edição de “Os Poderosos do Varejo Global”, estudo anual desenvolvido pela Deloitte em parceria com a Stores Media, que foi divulgado nesta quinta-feira (2).

O primeiro no ranking da América Latina é o Grupo Pão de Açúcar. Entre os dez primeiros colocados na região, encontra-se outro brasileiro, as Lojas Americanas, na quinta posição.

Considerando o ranking global, o Grupo Pão de Açúcar está em 45º e as Lojas Americanas em 158º. O grupo Walmart, dos Estados Unidos, está na liderança, seguido do Carrefour (França) e da Tesco (Reino Unido).

Nível de globalização

De acordo com o estudo, os varejistas europeus são, de longe, os mais ativos globalmente. “Reduziram a sua dependência das vendas nos mercados de origem, que estagnaram nos últimos anos, e tornaram a expansão para mercados estrangeiros uma estratégia de crescimento prioritária”, diz o levantamento.

De acordo com o estudo, todas as 13 empresas franceses que integram o ranking operavam internacionalmente, por exemplo. “A maioria atuava, em média, em 30 países.”

Na América Latina, 5 das 10 empresas entre os 250 maiores atuavam apenas nos seus países. “Apesar de essa região ter a menor presença global, atuando, em média, em apenas 2,1 países, as operações no exterior representaram quase 20% das vendas totais”, aponta o estudo.

Crescimento

A 15º edição do estudo destaca que “os varejistas tiraram o melhor proveito possível da frágil recuperação econômica de 2010. Apesar das incertezas, os planos de expansão aceleraram e as aquisições aumentaram”.

O documento cita, ainda, que “não é de surpreender que varejistas de mercados emergentes em rápido crescimento estejam bem representados, com 18 participantes no grupo das 50 empresas que mais crescem”.

Entre estas 50 varejistas que mais crescem, Lojas Americanas aparece em nono lugar e o Grupo Pão de Açúcar está em 20º.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário