A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de janeiro será a primeira edição do levantamento a levar em conta nova metodologia. A informação foi confirmada pelo gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Reinaldo Pereira. O instituto vai divulgar o documento metodológico completo, bem como os indicadores de janeiro de 2012, em 23 de março.
O especialista lembrou que o IBGE divulgou em 12 de janeiro nota técnica informando sobre mudança. Na nota, o instituto explica que os indicadores de janeiro levarão em conta revisão da amostra; adoção da versão mais atual da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0); mudança de base dos indicadores; e utilização de novos deflatores. "Houve atualização da amostra. Amostra são locais de venda, e empresas morrem e nascem. Além disso, como o IPCA teve mudança em sua estrutura, também estamos incorporando esta mudança na nossa pesquisa", acrescentou Pereira.
Na nota técnica, o IBGE explicou que a amostra contará com 5.700 empresas, cuja base de seleção foi o cadastro das empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas da Pesquisa Anual de Comércio - PAC 2008. Segundo o informe, os indicadores passarão a ter como base de referência a média dos valores de 2011. A série anterior, janeiro de 2000 a dezembro 2011, será encadeada com os índices da nova base.
O IBGE informou ainda, em sua nota, que a concepção geral do sistema de índices se mantém tanto no que se refere aos procedimentos de coleta, crítica e imputação, quanto ao método geral de cálculo e abrangência geográfica.
Para Pereira, as mudanças não terão impacto expressivo sobre o desempenho das vendas do varejo. "Eu não acho que terá muito impacto", afirmou.
Fonte: O Estado de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário