86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

quarta-feira, 21 de março de 2012

Crescimento do setor de shopping centers deve superar 13% em 2012

O crescimento domiciliar e da renda real, aliado à baixa taxa de desemprego, vão impulsionar o mercado de shopping centers no Brasil a registrar um aumento de 13,5% em 2012 em relação ao ano passado, segundo estimativas do Cadastro de Shopping Center, base de dados do IBOPE Inteligência.

A previsão é encerrar o ano com 470 shoppings e, aproximadamente, 11 mil novas lojas. Para 2013, a expectativa é terminar o ano com 499 unidades.

A região Sudeste é a que abriga a maior quantidade desses empreendimentos. No ano passado, foram 219 shoppings, contra 207 em 2010.

A região Sul aparece em segundo, mas com um crescimento menor, saindo de 74 em 2010 para 77 em 2011. O Nordeste terminou o ano com 59 shoppings, quando em 2010 foram 55; o Centro-Oeste, com 39, contra 38; o Norte, com 15 contra 13.

A maior parcela dos consumidores de shoppings é das classes A e B, que absorvem acima de 50% do consumo na maior parte dos grupos pesquisados pelo Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência.

De acordo com o diretor de geonegócios da empresa, Antônio Carlos Ruótolo, a classe C será importante consumidora quando seu padrão for elevado para C1 e B2, já que o foco do consumo será na qualidade de vida e não apenas em produtos básicos. Atualmente, a classe C representa 38,7% do consumo desses grupos.

Fonte: Varejista

Nenhum comentário:

Postar um comentário