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quinta-feira, 29 de março de 2012

Varejo ocupa 31,67% das receitas não aeronáuticas

Varejo ocupa 31,67% das receitas não aeronáuticas
São R$ 570 milhões arrecadados pela Infraero em atividades varejistas como restaurantes, lanchonetes e lojas em geral
As receitas não aeronáuticas da Infraero somaram R$ 1,8 bilhão em 2011. Deste total, cerca de 31,67% (ou R$ 570 milhões) vieram de atividades varejistas como restaurantes, lanchonetes e lojas em geral, incluindo as francas, dentro dos aeroportos.

Ainda em cima desse montante, R$ 1,141 bilhão está relacionado às receitas comerciais e R$ 659 milhões à armazenagem e capatazia de carga aérea. Por conta destes resultados, a Infraero pretende rever o mix comercial dos principais complexos da rede, além de atualizar e aprimorar as atividades existentes nas unidades.

Para o secretário geral da Asutil (Asociación Sudamericana de Tiendas Libres), José Luis Donagaray, a companhia está no caminho certo, já que uma das formas de potencializar o varejo aeroportuário é garantir o espaço físico para a exposição e incrementar o mix de produtos, sobretudo distinguindo o que é oferecido aos passageiros que chegam e aos que partem.

No que se refere à concessão dos aeroportos brasileiros, Donagaray acredita também que o impacto será positivo: "o ideal é contar com operadores aeroportuários que tenham visões comerciais mais agressivas em termos de diversificação de produtos e serviços. Afinal, cada venda dentro do aeroporto contribui com a geração de receita comercial, que vem ganhando cada vez mais expressão, e chega a representar mais de 40% em aeroportos com uma área comercial consolidada".

Oportunidades
Na opinião de Donagaray, os aeroportos no País poderiam se beneficiar muito mais com as oportunidades que o varejo oferece, a começar pela metragem nos principais aeroportos internacionais, que em países como a Argentina e o Uruguai são maiores do que no Brasil. “Tomemos o tempo médio em que um passageiro passa dentro de um aeroporto antes de embarcar. É fácil deduzir que os complexos aeroportuários e as próprias marcas expostas se beneficiarão muito mais se existir uma área física mais convidativa aos passageiros, com um mix de produtos e serviços mais rico", explica.
Serviço:
Para entender a dinâmica e potencializar os resultados do segmento, vários especialistas vão participar do painel “Travel Retail - Oportunidades de negócios nos aeroportos brasileiros”, durante o 1º Workshop de Varejo Aeroportuário.

Datas: 24 e 26 de abril, das 12h às 19h
Local: Transamérica Expo Center (SP)

Fonte: Portal no Varejo

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