86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

terça-feira, 17 de abril de 2012

Estabilidade econômica do país ajuda a expansão de franquias

O bom momento econômico vivido no país tem encorajado cada vez mais brasileiros a investirem em um negócio próprio. O boom no empreendedorismo também está sendo sentido pelo setor de franchising, que em 2011, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), cresceu 16,9%, atingindo o faturamento de R$ 88,8 bilhões.

Uma das redes que aproveita o momento é a Spedini Trattoria Expressa, especializadaem culinária italiana. Apenasno primeiro trimestre de2012, arede, que opera hoje com 16 unidades em São Paulo, Santa Catarina, Paraná,e RioGrande do Sul, assinou contrato para outras nove, ampliando a presença nos estados onde já atua e ingressando em novos, como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

“A estabilidade da economia do país propicia um ciclo altamente saudável para o negócio, com possibilidade de ganhosem vários aspectos. Obrasileiro tem feito suas refeições cada vez mais fora do lar. Esse crescimento do consumo traz mais lucro para o estabelecimento, tornando o tipo de negócio atrativo para novos investidores. Isso tem acontecido não apenas nos grandes centros urbanos, mas em todas as regiões brasileiras. O resultado natural desse ciclo é a expansão da rede, que temos vivenciado”, afirma Romano Fressato Neto, Gerente Comercial da Spedini.

A rede encerrou 2011 com o faturamento de mais de R$ 19 milhões, cerca de 20% mais em relação a2010. Apretensão é de alcançar os R$ 25 milhões nesse ano.

Pelo levantamento da ABF, no ranking de faturamento, o segmento de alimentação foi um dos cinco que mais cresceram no ano passado. O setor registrou aumento de 14,5% em comparação a2010. Aentidade acredita que em 2012 o ritmo continuará crescente, tendo como um dos termômetros a previsão da abertura de 43 novos shoppings ao longo do ano.

“Por esse bom momento econômico e pelo ótimo início de ano que tivemos, traçamos a meta de quase dobrarmos de tamanho. O objetivo é alcançarmos 28 unidades até dezembro de2012”, diz Neto. O investimento estimado para a abertura de uma loja em shopping é de R$ 300 mil, sem contar o ponto comercial. O faturamento médio mensal é de R$ 110 mil e a rentabilidade varia de 12% a 20%.

Fonte: GS&MD

Nenhum comentário:

Postar um comentário