86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mulheres dominam o mercado de vinhos

Os homens sempre foram os grandes degustadores e conhecedores de bebidas, especialmente dos vinhos, mas nos últimos anos o interesse das mulheres por este mercado tem aumentado.

A classe feminina ganha cada vez mais destaque como consumidoras e conhecedoras de vinhos. Mas eles não têm motivo algum para se sentirem ameaçados. A presença feminina neste cenário vem apenas agregar ainda mais charme e elegância ao prazeroso ritual de escolher e indicar um bom vinho.

Na rede de Supermercados Mundial, por exemplo, as mulheres dominam este setor. Os clientes podem encontrar, em todas as 19 lojas da rede, as atendentes de bebidas: funcionárias especializadas neste mercado.

Todas recebem treinamentos e cursos de degustação de vinhos, além de visitar vinícolas nacionais e internacionais, proporcionadas pelo próprio Mundial. As atendentes são conhecedoras do assunto e capacitadas para indicar as melhores opções de vinhos, champagne e bebidas diversas para qualquer ocasião.

E o que chama atenção é que todas as atendentes possuem uma característica em comum: são mulheres de baixa renda que encontraram no Mundial uma oportunidade de crescimento e qualificação profissional.

É o caso da funcionária Elivânia Francisca Pereira de Souza, de 27 anos, que iniciou na empresa como empacotadora e hoje é atendente de bebidas da loja de Curicica. Elivânia ressalta que trabalhar neste setor é muito gratificante, pois tem a oportunidade de estudar e adquirir conhecimento no que diz respeito ao universo dos vinhos, desde a colheita das diferentes castas, da produção de um vinho, até o destino final, o consumidor.

O Mundial é uma empresa que investe realmente em seus funcionários. Neste tempo como atendente de bebidas, diz ela, tive a oportunidade de viajar para o Chile. “Conhecemos novas culturas, visitamos vinícolas e várias regiões produtoras de vinho. Todo esse investimento nos ajuda a oferecer um melhor atendimento aos clientes”, comenta Elivânia.

Outra história que chama a atenção é sobre a funcionária Lúcia Cristina de Oliveira, que trabalha há seis anos no Mundial, e iniciou sua carreira na empresa também como empacotadora. A funcionária passou pelo setor de mercearia e, desde 2007, é atendente de bebidas da filial do Recreio.

“Encontrei no Mundial a oportunidade de crescimento profissional. A empresa oferece cursos e treinamentos para seus colaboradores, além de viagens que proporcionam aprendizado, conhecimento e experiência. Aprendemos tudo sobre bebidas, histórias gerais, português, etiqueta etc. Com seis anos na empresa, aprendi a ser uma profissional dedicada, com conhecimento para ajudar os clientes, e hoje também auxilio nos treinamentos das futuras atendentes”, diz Lúcia Cristina.       

Fonte: Varejista

Nenhum comentário:

Postar um comentário