Com um custo 30% menor que os convencionais shopping centers, os outlets (centros de compras que comercializam roupas e demais itens com descontos que podem chegar a 80%), têm ganhado espaço e por consequência visibilidade frente aos inúmeros varejistas brasileiros. Prova disso foram dois players de peso do setor, General Shopping Brasil e BRMalls Brasil, anunciarem a abertura desses espaços. Só a General pretende abrir até 2015 sete novos outlets no Brasil.
A explicação do boom deste tipo de operação comum nos Estados Unidos e na Europa é que eles surgem para atender a uma demanda de consumo impulsionado pela classe C, que quer ter peças de marcas renomadas, mas sem pagar muito por isso. "A tendência é que esse tipo de centro comercial cresça uma vez que o Brasil é um país de consumidores ávidos por comprar mercadorias de primeira linha, sem pagar muito por isso", explica Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop).
Ainda segundo a experiência de Sahyoun nesse nicho de mercado, o sucesso dessas operações diferenciadas - pois esses empreendimentos ficam localizados em rodovias distantes aos grandes centros comerciais para não competir diretamente e de maneira desleal com as lojas que praticam preços em linha com o mercado e possuem construção térrea e a céu aberto - é o modelo reestruturado para os varejistas brasileiros e aos consumidores. "O que faz dar certo aqui no Brasil é: empresas nacionais e internacionais, com preços mais acessíveis e em alguns casos, com marcas criando coleções próprias para os outlets", explica o executivo.
Fonte: DCI
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