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quarta-feira, 20 de junho de 2012

Varejistas on-line dominam 20% do e-commerce brasileiro

Varejistas on-line dominam 20% do e-commerce brasileiro
O crescimento na quantidade de vendas (de 76% para 127%) dos Pureplayers não se reflete no faturamento porque o ticket médio do MultiCanal é maior e afere a nova métrica do mercado sobre transações efetivas
O estudo da “Braspag Comparativo Multicanal x Pureplayers” (empresas sem atividades off-line, que fazem parte do e-business), apurou que atualmente os varejistas dedicados exclusivamente ao comércio pela internet já detêm 20% do total das vendas.

Passado uma década depois da bolha da web de 2001 e 16 anos após ser implantado, o e-commerce no Brasil cresceu seis vezes mais e corresponde hoje a 2% do total de vendas de todo o comércio varejista.

De acordo com o CEO da Braspag e responsável pelo estudo, Gastão Mattos, este ano a quantidade de lojas que entraram no mercado são equivalentes à abordagem Pureplayer x Multicanal, em comparação com o constatado no ano passado, quando havia o predomínio somente do Multicanal. “Contudo, existe uma tendência de maior relevância na abordagem Pureplayers para novos entrantes”, analisa.

De acordo com ele, a curva do aprendizado é mais curta e a terceirização de processos-chave (gateway de pagamento, antifraude, logística etc) tornou menos complexa o desenvolvimento do negócio, permitindo ao empreendedor focar na atividade de venda. “O mercado está mais maduro, com os consumidores on-line crescendo, gerando uma forte migração para as compras pela internet”, explica Mattos.

O levantamento representa uma nova métrica de avaliação da performance do e-commerce, feito com base amostral, segmentando perfil Pureplayer x Multicanal, que compara o primeiro quadrimestre de 2011 com o de 2012. Os dados refletem a média amostral em cada perfil analisado, do qual MultiCanal são as lojas com operação de venda simultânea nos canais fisicos e on-line, enquanto os Pureplayers representam as lojas com uso exclusivo do canal de venda on-line.

Apesar do crescimento na quantidade de vendas (127% x 76%) dos Pureplayers, isso não se reflete no faturamento em função do ticket médio do Multicanal ser maior. Segundo Mattos, o ticket das MultiCanais representa inclusive o dobro.

Enquanto o ticket médio em 2011, da MultiCanal, era de R$ 380 contra R$ 208 da Pureplayer. Este ano, o comércio on-line de lojas Multicanal subiu o ticket médio para R$ 411 e o Pureplayer caiu para R$ 196. Ou seja, o ticket do multicanal cresceu 8%, ao passo que o do Pureplayer diminuiu 6%. “O percentual menor das Pureplayers é facilmente explicado pela natureza dessas lojas, quase sempre de nicho, que vende uma categoria de produto”, define Mattos.

No que se refere a forma de receber os pagamentos, nas lojas Multicanais há predominância do cartão de crédito, em volume de compra (77%), e em valor (81%). Já nas lojas Pureplayers, a concentração é basicamente no cartão de crédito.

Outra dado que o estudo demonstra é o perfil de quem ingressa no varejo on-line. Nos primeiros quatro meses de 2011, a Braspag agregou 39 lojas novas no portfólio, sendo 28 delas Multicanal e 11 Pureplayer. Em 2012, no mesmo período, as 59 lojas agregadas ao gateway pagador emglobam 30 Multicanais e 29 Pureplayers.

Fonte: Portal no Varejo

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