As microcervejarias representam 0,5% do mercado cervejeiro nacional, o que corresponde a cerca de 66,5 milhões de litros
As cervejas artesanais são aquelas produzidas quase que de "forma caseira". Várias microcervejarias, mesmo utilizando equipamentos modernos e engarrafando suas produções, ainda assim são consideradas cervejarias artesanais, por conta do cuidado com a produção, que vai desde os ingredientes básicos da cerveja, passando pela receita de preparo, até os conservantes finais, que devem ser naturais e não químicos. Um exemplo delas é a Cervejaria Noi, que fica em Niterói (RJ) e já atua há quase dois anos no mercado.
Apesar dos reajustes dos impostos nas bebidas – cervejas e refrigerantes sofreram um aumento médio de 15% em 2011 -, a produção de cerveja alcançou 13,3 bilhões de litros no ano passado – em 2010 foram 12,8 bilhões, um crescimento de 3,37%. Os dados são do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) da Receita Federal.
Em expansão considerável desde 2005, as microcervejarias – pequenas indústrias com produção inferior a cinco milhões de litros por ano, que seguem receitas tradicionais – são uma nova tendência. Segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), esse crescimento se deve à busca do consumidor por novos sabores e pelo aumento de renda da população. Dados da associação mostram inclusive que as microcervejarias representam 0,5% do mercado cervejeiro nacional – correspondente a cerca de 66,5 milhões de litros no ano passado.
A expectativa, no entanto, é de um crescimento acelerado. De acordo com a Abrabe, as microcervejarias devem alcançar 2% do mercado brasileiro de cerveja em 10 anos. Hoje já são 175 microfábricas registradas no País, em especial no Sul e Sudeste.
Apesar dos reajustes dos impostos nas bebidas – cervejas e refrigerantes sofreram um aumento médio de 15% em 2011 -, a produção de cerveja alcançou 13,3 bilhões de litros no ano passado – em 2010 foram 12,8 bilhões, um crescimento de 3,37%. Os dados são do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) da Receita Federal.
Em expansão considerável desde 2005, as microcervejarias – pequenas indústrias com produção inferior a cinco milhões de litros por ano, que seguem receitas tradicionais – são uma nova tendência. Segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), esse crescimento se deve à busca do consumidor por novos sabores e pelo aumento de renda da população. Dados da associação mostram inclusive que as microcervejarias representam 0,5% do mercado cervejeiro nacional – correspondente a cerca de 66,5 milhões de litros no ano passado.
A expectativa, no entanto, é de um crescimento acelerado. De acordo com a Abrabe, as microcervejarias devem alcançar 2% do mercado brasileiro de cerveja em 10 anos. Hoje já são 175 microfábricas registradas no País, em especial no Sul e Sudeste.
Fonte: Portal no Varejo
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