Há três anos, o McDonald's atua no Brasil com a plataforma “Pequenos Preços” que oferece, a cada três meses, diferentes produtos do cardápio a valores promocionais, além de sanduíches desenvolvidos em edição limitada, como o recente Triplo Cheese Burguer.
A estratégia tem como foco principal atrair os consumidores da Classe C, que até então não possuíam renda compatível com os preços praticados pela rede, e ganhar uma fatia de mercado dominada principalmente pelas redes de menor porte.
A escolha pela inclusão dos clássicos na plataforma faz parte da estratégia do McDonald’s de oferecer aos novos consumidores uma experiência de consumo da marca, fazendo com que se tornem clientes fiéis no futuro. Um dos maiores sucessos no período foi a ação realizada entre os meses de abril e junho de 2011, com a inclusão do Big Mac nas promoções, um dos grandes ícones da marca.
A Classe C vem sendo estudada pelo McDonald’s há pelo menos 10 anos e o restaurante, que tinha um portfólio de preço basicamente voltado para as classes AB vem se adaptando também para esse nicho de mercado.
“Quando pego um artigo como o Quarteirão ou o McChicken e promociono, faço com que esse consumidor tenha contato com o DNA da empresa, porque eles carregam uma imagem de marca, de sabor”, explica Roberto Gnypek, diretor de planejamento de marketing da Arcos Dourados, empresa que administra a marca McDonald’s na América Latina.
Portfólio democrático
Hoje, a rede trabalha no Brasil com um portfólio que inclui a linha clássica, a promocional e uma premium, voltada para as classes AB. A estratégia é ampliar o que é oferecido como uma forma de atender os diferentes tipos de públicos de forma semelhante, ganhando um maior espaço no mercado de fast food.
Fonte: Exame
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