86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Lucro do Burger King despenca, sob comando de donos da Ambev

 

A rede de fast food Burguer King até tentou enxugar ao máximo seus despesas. Mas o corte de 42,7% nos gastos com pessoal, equipamentos e operações não foi suficiente para estancar a vertiginosa queda no lucro líquido da companhia. De julho a setembro, a rede embolsou 6,6 milhões de dólares, contra 38,8 milhões apresentados em igual período do ano anterior - um encolhimento de 83%.

No balanço divulgado, o Burger King atribuiu o resultado ao impacto do câmbio e à sua estratégia de franquear lojas próprias. A receita total da empresa caiu 25,8%, chegando a 451,1 milhões de dólares.

Hoje, os restaurantes que pertencem aos controladores somam 595 estabelecimentos pelo mundo. No mesmo trimestre de 2011, eram 1.295 unidades. O número de franquias, por outro lado, aumentou 8,7%, chegando a 12.072 lanchonetes.

Aposta no longo prazo
Embora soubesse de antemão que iria sangrar por essa frente, o Burger King quer ganhar no médio prazo com o plano, diminuindo sua exposição ao custo das matérias-primas, por exemplo. Em contrapartida, a companhia espera melhorar sua margem operacional, tornando a receita obtida com royalties também mais estável.

Em divulgações anteriores, o Burger King já havia deixado clara a expectativa de franquear mais de 90% da marca até 2015. Caminhando na contramão, o arquirrival McDonald's deve dois terços da sua receita às lojas próprias.

"Nossos funcionários e franquias estão se esforçando para entregar um resultado final forte neste ano crítico", afirmou o presidente-executivo da empresa, o brasileiro Bernardo Hees, em trecho do balanço.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário