"Encaro retail gifting como uma grande inovação na estratégia de comunicação do varejo". A declaração partiu de Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da ESPM-SP e CEO da Ricardo Pastore Consultoria em Varejo. Para o profissional, o marketing de varejo precisa enfatizar o relacionamento já que a política do menor preço, isoladamente, não tem mais o poder de cativar o cliente.
Gifting foi apresentado ao mundo no I Workshop de Marketing Promocional do Festival de Cannes (2008), por Marina Pechlivanis, que cunhou o conceito. A publicitária explica: "gifting é uma nova forma enxergar a comunicação de uma marca. Primeiro, localiza os dons e dádivas para gerar uma matriz estratégica competitiva. Depois, mapeia os rituais, as sinestesias, as memórias… de forma proprietária. Então, aplicações nas mais diversas plataformas. Vale para tudo: vitrine, telemarketing, evento, campanha". Desde sua criação, o gifting amadureceu e ganhou desdobramentos, como o retail gifting, que oferece uma novo olhar sobre o varejo. Para Marina "o poder de uma marca está não apenas em se comunicar, mas em estabelecer elos, vínculos, laços com os seus clientes. Compreendê-los e atendê-los, para que fiquem satisfeitos, felizes, sintam-se bem. Toda marca almeja estabelecer um relacionamento intenso com as pessoas, fidelizando-as e envolvendo-as. O que sua marca está oferecendo? Quais as suas intenções? Está claro para o consumidor?". Entusiasmado com a inovação e possibilidades de aplicação, Pastore destaca a realização de campanhas sem necessariamente foco em preço, como um dos principais impactos do retail gifting. "É uma nova abordagem que vai ajudar o varejista a reforçar o vínculo da marca com o consumidor. Além de ter um lado conceitual riquíssimo, retail gifting oferece uma metodologia muito fácil de ser aplicada em todos os tipos de varejo - supermercado, lojas de shopping etc". Mary Risner, Diretora Associada do Centro de Estudos Latino-Americanos na Universidade da Flórida, é também uma entusiasta do retail gifting. "A Marina é uma excelente fonte de experiência profissional e pesquisas sobre o conceito original de "gifting" na área de varejo. A parceria com a Universidade da Flórida no desenvolvimento de material para o projeto de Retailing in Brazil é uma ajuda enorme para nossos alunos aprenderem sobre o varejo brasileiro". E o assunto também se tornou tema de um curso na ESPM-SP que vai acontecer nos dias 08 e 09 de novembro. Local: ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Endereço: Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana – São Paulo/SP Data e horário: 09/11 (6ª feira), das 19h30 às 22h40, e 10/11 (sábado), das 8h30 às 17h30. Central do candidato: (11) 5081-8225 – de 2ª a 6ª feira, das 9h às 21h; sábado, das 9h às 13h. Matrículas: www.espm.br/Candidato/Eventos/Pages/default.aspx.
Fonte: Varejista
|
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Retail Gifting, um novo olhar sobre o varejo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário